Sauber muda suspensão e adota conceito Red Bull com o C44, 1º novo Fórmula 1 de 2024

Sauber muda suspensão e adota conceito Red Bull com o C44, 1º novo Fórmula 1 de 2024

Time suíço passa por processo de transição rumo a projeto com a Audi a partir de 2026

Bernardo Bercht

Novo Sauber C44

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E de novo a galera de Hinwil apresenta o primeiro Fórmula 1 de verdade para a nova temporada. O Sauber C44 vai precisar de um salto de qualidade para que a transição rumo à Audi deixe os últimos lugares do grid. E pelo menos há um bom número de novidades para tentar isso e algumas mudanças de conceito, nas laterais, suspensões e santantônio.

A mudança mais drástica talvez não seja a mais evidente. O chefe de projetos James Key já traz sua assinatura com a adoção da suspensão pullrod no lugar da mais convencional push-rod na dianteira.

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É mais difícil de "embrulhar" todo o pacote com os braços que "empurram" ao invés de puxar as forças sobre o chassis, mas traz vantagens numa maior amplitude de acertos do carro em curvas de baixa e uma melhor sustentação das massas e confiança do piloto, já que a suspensão só precisa gerir com as pressões de frenagem e curva e não mais com a tensão do próprio conjunto.

Bem mais aparente é a lateral "canhão Red Bull", com as entradas para os radiadores adotando o corte "seco" by Adrian Newey, dividindo o ar sobre o escorregador até o difusor traseiro e um corte bem aprofundado fazendo aquele "assoalho duplo" que ajuda a selar o ar que produz o efeito solo, mais importante gerador de performance do carro. Curiosamente, o vão livre das laterais do C43 era até maior, mas claramente faltava otimização e gerava uma aerodinâmica não aproveitável.

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Outra grande mudança de conceito está no santantônio. Até o ano passado, a Sauber adotava o estilo "lâmina" que só ela e a Caterham usaram na F1. Agora, adota o padrão convencional e vai nas linhas da sua fornecedora de motor, a Ferrari. Se perde nas possibilidades aerodinâmicas, ganha na facilidade de manufatura e peso, já que a peça em "treliça" não precisa ser tão robusta para resistir ao crash-test.

Por fim, o trabalho nas laterais é complementado por uma versão "light" dos canais inaugurados pela Ferrari e aprofundados pela Aston Martin. Os pontões laterais formam um "lábio" nas extremidades para canalizar melhor o fluxo de ar até a traseira.

Novo Sauber C44 | Foto: StakeF1 / Divulgação CP

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