Show de velocidade em Tarumã na versão gaúcha das 24 Horas de Le Mans

Show de velocidade em Tarumã na versão gaúcha das 24 Horas de Le Mans

publicidade

A 24 Horas de Le Mans versão Rio Grande do Sul terá sua largada à 0h do próximo domingo: são as 12 Horas de Tarumã que rasgam a noite de Viamão com mais de 35 carros de alta performance na sua 32ª edição em 2012. Neste grupo, oito protótipos de rendimento semelhante aos carros mais rápidos do mundo disputam a vitória e aumentaram o desafio da prova que, além de resistência, exige muita velocidade. No final da tarde desta quinta-feira, será definido o pole-position do grid mais competitivo do Sul do país.

O PitLane vai estar in loco na pista com uma cobertura ainda mais especial do que a edição 2011. Além do acompanhamento com informações e entrevistas exclusivas, teremos câmeras para proporcionar vídeo ao vivo dos conteúdos aos nossos leitores.

A atividade é frenética na garagem de um dos postulantes a campeão das 12 Horas. O piloto Felipe Bertuol acompanha os ajustes finais do MRX #4, carro que deverá superar os 230 km/h na pista mais veloz do país. No ano passado, a equipe ficou em segundo lugar a menos de um minuto do protótipo vencedor, o MC Tubarão. "Colocamos o turbo, depois de chegar a menos de um minuto da vitória com o carro aspirado, menos potente", conta Bertuol. "Agora, esse carro não deixa em nada a desejar contra um modelo Europeu que corre em Le Mans", comenta. Ele destaca que, em prova realizada em Interlagos, recentemente, carros MRX ficaram a menos de 3 segundos dos tempos obtidos por modelos internacionais Lola, Aston Martin e Porsche.

Neto do campeão das Mil Milhas Brasileiras e fundador de Tarumã Aristídes Bertuol, Felipe carrega no sobrenome décadas de história no automobilismo. "É para mim mesmo que coloco a importância de levar esse nome em alto nível nas 12 Horas, não vejo uma pressão de fora", avalia. "Vejo seis adversários diretos muito fortes até a última hora de prova, a não ser que tenham problemas", projeta, destacando o Tubarão, o MCR #46, o MRX #10 e o MRX #28 da própria MetalMoro, projetista destes modelos de protótipo.

Vários riscos englobam uma prova de 12 Horas de duração. Pelo menos três pilotos revezam em cada carro, por no máximo quatro horas, adicionando elementos estratégicos a cada minuto de corrida. "São competidores de alto nível, mas todo mundo precisa entender que não existe como ganhar a corrida nas primeiras horas. Largar alucinadamente e tentar abrir vantagem não funciona com os carros todos próximos no começo", define.

DKWs, Opalas e Mavericks homenageiam o passado de Tarumã

Antes dos supercarros das 12 Horas alinharem no grid no formato Le Mans para sua volta de apresentação, a Copa Classic servirá de preliminar para o show a partir das 17h. Trinta e quatro relíquias de alto desempenho vão disputar a final do campeonato de carros históricos no circuito de Viamão.

É um retrato dos tempos antigos em Tarumã, com DKW, Opala, Passat, Maverick, Fuscas e até uma Carretera Chevrolet disputando espaço na pista. Os ingressos para as 12 Horas serão vendidos na bilheteria do autódromo até o dia do evento, por R$ 20,00 a entrada comum e R$ 50,00 a credencial vip com acesso aos boxes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895