Tetracampeão da F-Indy, Franchitti anuncia aposentadoria por conta de lesões de acidente

Tetracampeão da F-Indy, Franchitti anuncia aposentadoria por conta de lesões de acidente

publicidade


Notícia bombástica do dia. A Chip Ganassi informou, em comunciado oficial nesta quinta-feira, que o tetracampeão da Fórmula Indy Dario Franchitti encerrou sua carreira automobilística. Em depoimento, o próprio piloto relata que as lesões sofridas no acidente em Houston poderiam gerar risco de vida se ele continuar competindo.


"Especialistas avaliaram minhas lesões na cabeça e coluna após o acidente e, depois de um mês de recuperação, sua opinião médica é que devo parar", salientou Franchitti. "Eles deixaram muito claro que os riscos em seguir correndo são grandes demais e poderiam prejudicar minha saúde a longo prazo", explicou o veterano de 31 vitórias na categoria, incluindo três nas 500 Milhas de Indianápolis.

A colisão aconteceu no fim da prova em Houston, por conta das grandes ondulações presentes no traçado. O japonês Takuma Sato perdeu o controle e, sem conseguir desviar, Franchitti teve o carro arremessado contra a cerca de proteção e bateu em cheio. O carro e o alambrado se despedaçaram, enquanto Sato saiu rodopiando, ainda sendo atingido por Ernesto Viso. Saldo da batida:  fraturas no crânio, coluna e nos tornozelos de Franchitti. Comprovação da segurança dos novos carros da Indy, mas muita sorte também. Apesar da velocidade um pouco menor, o acidente lembrou a colisão que tirou a vida de Jeff Krosnoff em 1996.  Sato, apesar da pancada dupla, deixou o carro sozinho.

Em seu depoimento de despedida, Franchitti salientou que ainda quer atuar nas pistas de alguma forma. "Correr está na minha vida nos últimos 30 anos e será bem difícil pensar que a fase de pilotagem acabou. Tomara que, em tempo, possa continuar na Indy com alguma função fora das pistas", comentou o, agora, ex-piloto.

Assista ao vídeo do acidente:

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895