Treino coletivo da Fórmula Júnior acontece em Guaporé neste fim de semana

Treino coletivo da Fórmula Júnior acontece em Guaporé neste fim de semana

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Foto Divulgação MC Tubarão / CP


A primeira temporada da Fórmula Júnior terá oito rodadas, cada uma delas com duas baterias de 25 minutos, disputadas nos autódromos de Guaporé, Santa Cruz do Sul, Tarumã e Velopark - todos no Rio Grande do Sul. "Quem optar por competir na Fórmula Júnior terá grandes oportunidades de aprendizado, já que teremos provas em quatro pistas diferentes, a um custo muito baixo, mais exatamente R$ 55 mil por toda a temporada", anuncia Claudio Fontoura.

Os carros da Fórmula Júnior são construídos em chassi tubular, encapado em alumínio, e utilizam motor 1.4 de 8 válvulas da Chevrolet, câmbio Hewland e pneus slick. Uma das principais características da categoria é a busca pelo maior equilíbrio possível e, por conta disso, a preparação dos motores (sorteados a cada duas etapas) está a cargo de um único profissional, bem como os amortecedores, distribuídos por sorteio a cada rodada.

Cada monoposto foi entregue a equipes conhecidas do automobilismo gaúcho, principalmente do Marcas & Pilotos e Endurance. Os responsáveis pelos carros recebem um valor fixo da organização para manter os carros em condições de pista. Conforme as informações obtidas pelo blog, esse valor é de cerca de 40% do total cobrado pela organização dos pilotos.

O custo realmente aparenta acessível se comparado às últimas investidas de categorias de monopostos no Brasil, que ultrapassaram as centenas de milhares de reais para os pilotos. Ainda assim, os valores anunciados acima pelos organizadores da Fórmula Junior são bastante próximos do custo de temporada da Fórmula 1.6 Gaúcha, que utiliza carros mais desenvolvidos e potentes, com tecnologia embarcada superior. O blog indagou Claudio Fontoura sobre a diferença de valores e a justificativa é que seria impraticável a categoria de acesso ser mais barata pois "os pilotos alvo da categoria já gastam mais que isso para andar de kart".

O que não ficou claro, então, é que no kart existe o desenvolvimento corrida a corrida do equipamento de cada piloto, e a necessidade de treinar e gastar muitos jogos de pneus para aperfeiçoar o carro a cada etapa. Essa "corrida armamentista" é que eleva os custos  e não o investimento intrínseco no kartismo. No caso da Fórmula Júnior, os carros serão padronizados, com testes limitados aos treinos pré-temporada e finais de semana de corrida. Dessa forma, apesar da importância das novas alternativas de categoria de base, é inadequada a comparação dos custos com o kart. Em relação à Fórmula 1.6, existe a vantagem dos pais de pilotos terem um controle maior do quanto gastarão no todo da temporada na Junior, já que a categoria também permite muitas diferenças de acerto no carro e exige um número maior de testes e modificações.

Confira o calendário 2013:
1ª etapa - 23 e 24 de março - Tarumã
2ª etapa - 20 e 21 de abril - Guaporé
3ª etapa - 18 e 19 de maio - Velopark
4ª etapa - 29 e 30 de junho - Santa Cruz do Sul
5ª etapa - 17 e 18 de agosto - Tarumã
6ª etapa - 21 e 22 de setembro - Velopark
7ª etapa - 19 e 20 de outubro - Guaporé
8ª etapa - 16 e 17 de novembro - Tarumã

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