Tudo dá errado para a Red Bull e Sainz crava pole da Ferrari em Singapura

Tudo dá errado para a Red Bull e Sainz crava pole da Ferrari em Singapura

Espanhol divide primeira fila com Russel, enquanto Verstappen ficou fora da decisão do top 10

Bernardo Bercht

Espanhol garantiu pole da Scuderia

publicidade

Finalmente chegou, o dia que deu tudo errado para a Red Bull e, mais precisamente, Max Verstappen. O holandês reclamou, xingou, atrapalhou outros pilotos e não conseguiu passar do Q2. O caminho ficou escancarado para a Ferrari fazer a pole-position. E Carlos Sainz confirmou o melhor momento com a volta mais rápida em 1min30s984. George Russell bateu a carteira de Charles Leclerc para formar a primeira fila com a Mercedes. Na segunda fila, Lando Norris botou a novamente atualizada McLaren ao lado do monegasco.

A história do Q1 poderia ter sido mais maluca do que foi, e já derrubado dois multicampeões. Lewis Hamilton e Fernando Alonso estavam na berlinda e todo mundo melhorava mais de meio segundo, com o impressionante Yuki Tsunoda no topo de AlphaTauri. Só que aí Lance Stroll resolveu comprovar sua péssima fase.

O canadense veio corcoveando, exagerando muito em todos os setores e, na última curva, o toque final na obra. Acelerou muito cedo, o carro bateu o fundo na zebra e a Aston Martin estampou os quatro lados no muro. Pancada fortíssima e a garantia do último lugar para o filho do dono. Caíram, então, Valtteri Bottas, Oscar Piastri, principal piloto com potencial de avançar dessa fila; Logan Sargeant e Zhou Gaunyu.

Veio o Q2 e a novela foi toda da Red Bull. Max xingava no rádio em cada setor, reclamava de trocas de marcha lentas. De instabilidade. Se perdia na primeira curva. Inicialmente o holandês até se estabilizou no 10º lugar. A segunda tentativa ia decidir tudo; e decidiu que não teríamos Red Bull no Q3 pela primeira vez em 2023.

Max melhorou muito pouco e seguia em décimo. Pierre Gasly por muito pouco não conseguiu tirar o holandês dali. Sérgio Perez tinha um acerto melhor e tudo para superar o colega, mas errou ao abrir sua volta e rodou. Yuki Tsunoda vinha muito mais rápido e de forma esquisita tirou o pé no último setor. No apagar das luzes, quando parecia que ia dar, Liam Lawson, dentro da casinha da Red Bull, surgiu para cravar o 10º tempo e tirar a soberania de Verstappen. Ao menos uma vez.

Seria a primeira definição de pole-position do ano sem qualquer Red Bull! A Ferrari era disparada a favorita, mas Norris incomodou bastante. A Mercedes tava quietinha e parecia que ficaria no meio do bolo. Fernando Alonso não tinha carro para cutucar.

Coube então a Sainz impor su amaior velocidade no fim de semana e cravar o primeiro lugar por 70 milésimos. Russell dividiu as Ferrari numa voltaça inspirada; seguido de Percival e Norris.

Lewis Hamilton não conseguiu todo o ritmo do companheiro e abriu a quinta fila. A grande surpresa foi Kevin Magnussen em sexto, tirando Alonso com a Aston da formação dos ponteiros. O espanhol vai ter que se livrar rápido da Haas papa pneus se ainda quiser beliscar um pódio. Esteban Ocon foi um competitivo oitavo lugar com a Alpine, seguido de Hulkenberg e Lawson.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895