Ultrapassagem com drift, técnica rara na F-1 que ainda tem Glock como representante

Ultrapassagem com drift, técnica rara na F-1 que ainda tem Glock como representante

publicidade


Existe uma técnica de ultrapassagem muito utilizada em kartódromos ainda hoje e também em fórmulas menores, que é o drift em aceleração na saída de curva. Na década de 1980, um certo finlandês Keke Rosberg era o mestre nesta manobra, que utilizava para surpreender os adversários e tomar a trajetória interna da curva seguinte antes que o rival pudesse reagir.

Essa aceleração repentina envolve desequilibrar o carro levemente atirando o peso sobre a roda externa, que traciona melhor. Para evitar a rodada, o piloto joga o volante no contra-esterço em sintonia fina com a pressão exercida no acelerador. Claro que isso só é possível com pneus slick e sem controle de tração.

Nos dias de hoje, apenas um piloto foi visto regularmente fazendo esta manobra, o alemão Timo Glock. Excelente piloto, ele se viu jogado para o fim do grid com o fechamento da equipe Toyota de Fórmula 1. Ainda fico na torcida para a Marussia fazer um carro minimamente competitivo para que ele possa voltar a assustar a galera com essa "balançada" sob controle.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895