Verstappen atropela na 1ª curva e vence dominante o GP da Hungria

Verstappen atropela na 1ª curva e vence dominante o GP da Hungria

Norris voltou a mostrar ressurgimento da McLaren com pódio em segundo lugar

Bernardo Bercht

Holandês assumiu a ponta na primeira curva e arrasou a concorrência

publicidade

Max Verstappen correu sozinho o GP da Hungria de Fórmula 1. Com um companheiro vários níveis abaixo e um carro muito acima, reinou no Hungaroring para dar o recorde de 12 vitórias seguidas à Red Bull. Lando Norris foi um distante segundo lugar, a 33 segundos no ressurgimento da McLaren. Sérgio Perez completou o pódio, mas com ritmo tão ruim para o carro que tem, que quase perdeu na volta final para Lewis Hamilton.

A largada foi chave para o domínio total de Verstappen. Hamilton arrancou mal, provavelmente por não conseguir o aquecimento correto dos pneus, e ficou para trás. Tentou dividir a primeira curva, mas o resultado foi pior ainda, deslizando para trás das duas McLaren.

Mais atrás, Esteban Ocon fez mais uma grande bobagem com a Alpine. Exagerou na freada, tocou-se com Daniel Ricciardo e acertou com tudo o colega de time, Pierre Gasly, que nada tinha a ver com a história. Resultado os dois franceses fora da corrida e o coitado do Ricciardo caindo para último na sua curva de estreia.

Carlos Sainz fez ótima primeira volta com a Ferrari para escalar ao top 6, andando em formação com Charles Leclerc. Fernando Alonso tentava segurar Perez, mas já dava para notar que a tarde seria longa para uma Aston Martin sem nenhum ritmo.

Oscar Piastri era o grande nome antes dos pits, assumindo o segundo posto e mantendo Verstappen ao menos no horizonte. Lando Norris, contudo, armava o bote para os primeiros pits. E quando eles vieram, o britânico fez o undercut para cima do companheiro australiano. A Ferrari, para variar, fez bobagem com a roda de Leclerc, que perdeu 9,4s na sua parada. A barbeiragem custaria o quinto lugar na bandeirada para uma das Mercedes.

Alonso tentou esticar o primeiro stint e acabou com prejuízo de várias posições. Se divertiu, ao menos, passando Valtteri Bottas com um belo xis e, depois seu colega Lance Stroll. O espanhol não sabia, mas a corrida dele acabava por ali, num azedo nono lugar.

Lá na frente, Hamilton reclamava muito da falta de ritmo contra as McLaren e começava a ser pressionado por Perez. Russell, com uma tática de pneus diferente, recortava o pelotão para aparecer no top 8. Outro que mudou a tática e fazia bela corrida anônima era Ricciardo. Ele conseguiu voltar ao 13º lugar com um bom ritmo na AlphaTauri. Mais importante, bem à frente do companheiro Yuki Tsunoda.

Veio a reta final da corrida, Perez superou Hamilton e foi para o ataque total em cima de Norris. Lewis, por sua vez, tinha passado Piastri que ficou sem pneus. A carga final do mexicano, detonou os pneus da Red Bull. ao mesmo tempo, a Mercedes de tanque vazio acordou e Hamilton era um dos mais rápidos da pista.

Ele conseguiu tirar 4s em três voltas, e botou o bico no retrovisor de Perez na volta final, só que faltou corrida para o britânico recuperar o pódio. Verstappen já tinha cruzado em primeiro, com Norris bem longe em segundo. Perez ao menos levou a taça final, com Hamilton frustrado em quarto. O quinto foi Piastri, com Russell levando o sexto de Leclerc. Sainz fechou em oitavo, seguido das duas combalidas Aston Martin.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895