Verstappen controla GP do Catar de F1, McLaren forma pódio após acidente das Mercedes

Verstappen controla GP do Catar de F1, McLaren forma pódio após acidente das Mercedes

Holandês comandou a corrida, mas trocas obrigatórias de pneus impediram Red Bull de descolar do pelotão

Correio do Povo

Holandês ditou as ações de prova com destaque dos "papaya"

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Max Verstappen fugiu da confusão da Mercedes na largada e controlou a diferença para a McLaren. O resultado, mais uma vez, foi vitória da Red Bull no GP do Catar neste domingo. A intriga que se prometia, com os problemas dos pneus Pirelli obrigando todos a fazerem três paradas - com um limite de 18 voltas por composto -, não afetou muito a vida de ninguém, numa corrida que acabou com poucas alternativas. O ápice acabou sendo a batalha fratricida entre as duas Mercedes na primeira curva e a performance mais uma vez consistente da McLaren. Oscar Piastri e Lando Norris formaram o pódio duplo, superando com folga Ferrari e Aston Martin.

Sonhando com o vice-campeonato mundial de pilotos, Lewis Hamilton deixou a prova na primeira curva. O heptacampeão tentou passar George Russell e Max Verstappen na mesma manobra, mas fechou cedo demais a tangente. Sua roda traseira bateu na dianteira do colega de Mercedes e acabou com a prova do britânico. Russell ainda voltou aos boxes para fazer boa prova de recuperação.

Adversário já conhecido dos pilotos, o calor e a umidade influenciaram diretamente na disputa deste domingo. Sargeant, da Williams, abandonou a prova alegando mal-estar e Fernando Alonso chegou a pedir para a equipe "jogar água" em seu cockpit no pit stop. Na parte final da prova, foi possível ver os pilotos abrindo a viseira do capacete para pegar um ar. Alonso batalhou com o que tinha a bordo de uma Aston Martin super instável. Chegou a circular em terceiro, mas ele e o carro superaqueceram e geraram uma saída de pista que acabou permitindo Charles Leclerc avançar com sua Ferrari. A outra Ferrari, de Carlos Sainz, nem largou, com vazamento de combustível.

O acidente das Mercedes provocou a entrada do Safety Car e alguns pilotos aproveitaram para fazer o primeiro pit stop obrigatório do dia. Na relargada, Verstappen disparou na pole e já abriu 1s de Piastri. Fernando Alonso vinha em terceiro, perseguido de perto pela Ferrari de Leclerc. Russel, de volta para a disputa, estava em último lugar.

Aos poucos, o piloto da Mercedes foi escalando o grid e em poucas voltas já estava em 10º, de volta a zona de pontuação. Na ponta, Verstappen controlou o ritmo para ser o último a parar nos boxes e estender sua janela de borracha sem qualquer perigo de se complicar no final.

Além da temperatura no Catar, um dos principais adversários dos pilotos na corrida deste domingo foram as punições por limites de pista. Na verdade, os protagonistas foram Sérgio Perez e Lance Stroll, exatamente a dupla em enorme má-fase na temporada. O mexicano chegou a ser advertido pela equipe e ainda assim sofreu três penalidades de cinco segundos ao longo da corrida. Por conta disso, acabou apenas em décimo com o melhor carro do grid.

Em meio ao calor que assolou Fernando Alonso e a batida precoce das Mercedes, a McLaren aproveitou para fazer a "corrida ideal" no Catar. Com Norris virando muito rápido na terceira posição, a equipe pediu para o piloto britânico segurar o ritmo e não disputar posição com Oscar Piastri, que estava em segundo, temendo perder pontos importantes na disputa pelo Mundial de Construtores.

Norris não gostou do pedido, mas acatou e administrou a vantagem para cima de George Russell, que já estava em quarto. Max Verstappen, que liderou a corrida de ponta a ponta, cravou a volta mais rápida antes de receber a bandeira quadriculada: 1m24s319 no circuito de Lusail. O belga superou todas as adversidades para chegar 4s na frente de Piastri.

Destaque ainda para as duas Alfa Romeo. Valtteri Bottas e Guanyu Zhou capricharam na tática e conseguiram finalizar ambos nos pontos, em oitavo e nono lugares.


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