Verstappen critica formato Sprint da Fórmula 1: "Não acelerei tudo em nenhuma volta"

Verstappen critica formato Sprint da Fórmula 1: "Não acelerei tudo em nenhuma volta"

Holandês destacou limitações de regras, carros e componentes que obrigam administrar mesmo em prova curta

Bernardo Bercht, direto de Interlagos

Holandês venceu sem forçar neste sábado

publicidade

"Eu não acelerei tudo em nenhuma volta", disparou Max Verstappen após vencer a Sprint Race do GP de São Paulo, neste sábado. Nada de soberba, o holandês estava criticando o formato da corrida mais curta, que deveria priorizar performance total, mas não funciona por conta do regulamento  e dos pneus da categoria.

De acordo com o tricampeão da Fórmula 1, depois de passar Lando Norris na largada, sua Red Bull sempre esteve em algum tipo de modo de administração. "Simplesmente não é possível com essas regras", acrescentou.

Para o holandês, é "irônico que uma prova com muito menos voltas" não possibilite aos pilotos atacarem quando quiserem.

Lando Norris concordou, após chegar em segundo lugar com a McLaren. "A gente até pode falar, e temos opiniões sobre a questão, mas no fim quem tem decidido tudo são os dirigentes da FIA e dos times", afirmou.

Existem duas frentes principais que impedem que a Sprint fuja do estilo de pilotagem de uma prova convencional. A primeira é o fluxo limitado de combustível por minuto nos motores. Em nome da eficiência, os times acabam apenas tendo a potência elétrica disponível para modos mais agressivos. Só que quando usa, descarrega a bateria e precisa de várias voltas para retomar. Numa prova curta, isso é proibitivo.

O outro ponto é a borracha. Os pneus Pirelli seguem entregando um estilo de desgaste e de pilotagem que facilita o superaquecimento. Se os pilotos forçam muito os pneus macios, ficam logo sem aderência. Algo que ocorreu com a Mercedes em maior grau neste sábado. É um composto que impede consistência em níveis de alta performance, funcionando para apenas uma volta voadora, na classificação.

Juntando tudo, a Sprint acaba sendo apenas uma primeira janela de pit-stops, sem os pits. Aí, ninguém pode tentar uma tática muito diferente e todo mundo acaba restrito a administrar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895