Verstappen doma Red Bull arisca e crava pole do GP da Austrália

Verstappen doma Red Bull arisca e crava pole do GP da Austrália

Holandês manteve hegemonia na temporada, mas foi pressionado pelas Mercedes e Alonso

Bernardo Bercht

Verstappen mordendo zebra em Melbourne

publicidade

A Red Bull está de novo na pole-position, a terceira do ano, na terceira etapa na Austrália. Mas Max Verstappen precisou trabalhar bem mais para chegar lá. O acerto nunca esteve ideal, a temperatura do pneu não chegava lá e só nos finalmentes é que o 1min16s veio. Logo atrás, as Mercedes deram um salto de qualidade e George Russell larga em segundo, dois décimos atrás do holandês.

Lewis Hamilton abre a segunda fila, e podia ter feito mais, não fosse uma fechada de Nico Hulkenberg antes de iniciar sua melhor volta. Fernando Alonso manteve a consistência e faltou um pouquinho para voltar à primeira fila como na Arábia. Na corrida, contudo, a Aston Martin promete muito com sua eficiência nos pneus.

Apesar do domínio inicial dos energéticos no campeonato, foi um treino cheio de alternativas e muito parelho. Quem não se achou, logo se perdeu. Caso do mexicano Sérgio Perez. Esperando pressionar Verstappen pelo campeonato, errou a freada da curva 3, cutucou o muro e ficou atolado na brita. Vai largar em último.

Quem não se perdeu, às vezes impressionou, como Alex Albon. Quem esperava a Williams degolada no Q1, viu o tailandês emplacar o oitavo lugar no grid, com o melhor segundo setor de todos.

Fato é que o Q1 levou embora Oscar Piastri, com a tenebrosa McLaren em 16º. Atrás dele, Guanyou Zhou, e Valtteri Bottas, com a Alfa Romeo que também não funcionou. Entre eles, um desapontado Sargeant, que não achou o ritmo de Albon na outra Williams. A festa do Q1 foi de Nick De Vries, pela primeira vez avançando com a AlphaTauri.

Que segue complicada, porém; e o holandês não foi além do 15º. Tsunoda agarrou o carro pelas crinas e chegou perto do Q3, com um 12º na segunda sessão.

Esta degola fez maldades com Esteba Ocon, que tinha carro para bem mais com a Alpine, mas errou sua melhor volta. Vai largar em 11º, após ser derrubado no fim por Nico Hulkenberg e o companheiro Pierre Gasly. Nosso leão de treino favorito, depois, ficou mesmo em 10º com a Haas, pouco atrás de Gasly.

Veio a disputa da pole e Verstappen estava todo atravessado sem temperatura nos pneus. Mesmo com todo o drift e pulando nas zebras, fez o suficiente para a pole provisória. Na segunda tentativa da galera, Alonso derrubou o holandês para em seguida ser superado por Hamilton.

Mas todo mundo seguiu na pista e o pneu da Red Bull acordou, saiu do jet lag. Aí foi temporal com 1min16s732. Russell encaixou volta e chegou perto em segundo. Hamilton teria ido ainda melhor pelos últimos setores, mas na arrancada da volta perdeu tempo com Hulkenberg para ser terceiro. Alonso errou a primeira chicane, mas não tinha muito mais e foi quarto.

Nem falamos de Ferrari pois foi desapontamento. Carlos Sainz apenas em quinto, quase alcançado por Lance Stroll. Charles Leclerc perdidaço foi o sétimo, e mais um pouco perdia até para Albon.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895