Verstappen domina GP da Áustria, Ferrari volta a ser 2º força com pódio de Leclerc

Verstappen domina GP da Áustria, Ferrari volta a ser 2º força com pódio de Leclerc

Monegasco teve gostinho de liderar a corrida, enquanto Aston Martin e Mercedes ficaram devendo

Bernardo Bercht

Holandês controlou as Ferrari na primeira metade da prova

publicidade

Max Verstappen atropelou no GP da Áustria e venceu com direito a volta mais rápida neste domingo com a Red Bull. Charles Leclerc confirmou o ressurgimento da Ferrari com um bom segundo lugar e até o gostinho de liderar a corrida com uma tática de box diferente do holandês. Sérgio Perez remou a corrida toda para completar o pódio com troféu para as duas RBR na casa da equipe.

A largada foi essencial para o domínio de Verstappen. Leclerc atacou, tentou botar por fora, fez o xis, mandou por dentro na freada seguinte. Mas o holandês também retardou a frenagem e manteve a ponta para não mais perder. Atrás, Lewis Hamilton pulou melhor que Lando Norris e Fernando Alonso tomou rapidamente as posições de Lance Stroll e Nico Hulkenberg para ser o sexto colocado.

A confusão do meio do pelotão teve Yuki Tsunoda deixando pedaços de AlphaTauri por todo o primeiro setor, obrigando um safety car para limpeza. Na relargada, Verstappen nem tchum para Leclerc e disparou antes da asa móvel ser liberada. Sainz pressionou e pediu para a equipe uma chance de tentar atacar a Red Bull, mas não levou e ficou em terceiro.

A tônica da corrida, então, eram as penalizações por ultrapassar limites de pista. Todo mundo tomou, inclusive Hamilton; o que mais reclamou. Alonso e Norris foram os únicos mais econômicos, o que acabou sendo essencial para superarem Hamilton nas paradas.

Hulkenberg foi o primeiro a parar para, sem seguida, parar. Isso, a Haas abriu o bico e ele abandonou causando um safety car virtual. Muita gente aproveitou para parar, incluindo Hamilton, Norris e Alonso. A Ferrari fez uma troca ruim com Sainz, e este acabou tendo que ultrapassar uma fila de carros para retomar seu lugar. A Red Bull, por sua vez, resolveu deixar os dois carros na pista para ter pneus melhores no fim.

Foi a chance da Ferrari ao menos liderar uma corrida. Quando Max parou, voltou em terceiro, atrás de Sainz. O espanhol ainda conseguiu defender na primeira volta, mas na segunda o carro italiano não teve chance contra o austríaco de asa aberta. Verstappen foi à caça de Leclerc e quatro voltas depois passou o monegasco, com até mais facilidade.

Na luta do pódio, Perez vinha atropelando, Hamilton, Norris, Alonso até chegar em Sainz. O espanhol fez o que podia, numa aula de defesa de posição. Na freada do grampo, reduzia um pouco mais para ter a asa móvel na reta seguinte e, por três vezes, deu o troco no mexicano. Numa delas, contornaram todo o miolo do circuito lado a  lado, com a Ferrari prevalecendo. Na quarta tentativa, contudo, Perez finalmente teve o DRS na reta seguinte, acionou e se foi com o terceiro posto.

Mais atrás, Norris superou um Hamilton desconsolado com o quanto saía de frente sua Mercedes; o que também o fez perder o sexto lugar para Alonso. Cinco segundos a mais parado no box foi a diferença para o espanhol voltar com sua Aston Martin na frente. No sprint final, ele tentou pressionar Norris a exceder seu último cartucho de limites de pista e ainda reduziu de 7s para 4,5s a diferença; mas o britânico se manteve entre as duas linhas brancas e finalizou em quinto.

A bandeirada teve Verstappen em primeiro, com direito a trocar pneu na penúltima volta para fazer a volta mais rápida; Leclerc em segundo, com Perez formando o pódio. Sainz foi quarto, recompensa menor do que merecia pela apresentação, seguido da McLaren de Norris em sua melhor corrida em dois anos. Alonso foi o sexto, com o injuriado Hamilton em sétimo, finalizando em formação com a outra Mercedes de George Russell.

Pierre Gasly salvou dois pontinhos para a Alpine, numa prova quase anônima. Nas voltas finais, Lance Stroll passou Alex Albon para levar o último pontinho. Ninguém gostou, né? A Williams merecia de novo um top ten pela grande pilotagem do tailandês.

Vieram mais penalizações após a bandeirada, após protesto da Aston Martin. Carlos Sainz, Lewis Hamilton e Pierre Gasly acabaram perdendo suas posições. Norris e Alonso foram promovidos para quarto e quinto; com Sainz ocupando o sexto lugar. Russell subiu para sétimo, com Hamilton em oitavo, seguido de Stroll, com Gasly apenas em décimo fechando a pontuação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895