Verstappen domina GP da China, Alonso garante a diversão

Verstappen domina GP da China, Alonso garante a diversão

Holandês não teve rivais, Norris fez pódio e espanhol entregou uma corridaça cheia de ultrapassagens

Bernardo Bercht

Verstappen só viu de perto o bico de Alonso, após a largada enfezada do espanhol

publicidade

Max Verstappen estraçalhou a concorrência para vencer o GP da China, neste domingo em Shangai. A Red Bull teve das suas maiores vantagens do ano e o holandês aproveitou para exercer domínio completo. Lando Norris aproveitou um pit grátis no safety car para fechar em segundo com a McLaren e Sérgio Perez voltou a desapontar, em terceiro a milhas e milhas do companheiro no disparado melhor carro da temporada.

A estrela do dia acabou sendo o jovem de 42 anos Fernando Alonso, que entregou uma primeira volta de tirar o fôlego e uma carga final de pneus médios passando uma galera para chegar nos pontos. O espanhol pulou melhor que todo mundo na largada, passou Perez por fora e por muito pouco não conseguiu superar Verstappen. Foi a única vez que o holandês não esteve em controle total.

A Aston Martin mastigava pneus, contudo, e logo Perez usou a asa móvel para superar o espanhol. Alonso ainda segurou uma turma atrás por algum tempo até a janela de pit-stops abrir. McLaren e Ferrari seguraram os pits por mais tempo, Hamilton que estava trancado lá atrás com a Mercedes antecipou, sem aproveitar muito seus pneus macios para ganhar terreno.

Veio o segundo stint, Max até precisou passar gente que ainda não tinha parado, caso de Leclerc que tentava esticar para uma parada a menos. Só que o motor de Valtteri Bottas quebrou, com a Sauber trancada em segunda marcha obrigando, primeiro um safety car virtual e depois o completo.

Norris se beneficiou e ganhou as posições de Perez e Leclerc para ser o segundo. Alonso fez uma aposta arriscadíssima e trocou para pneus macios com quase metade da prova ainda por vir. Hamilton se deu bem com a chance de trocar para pneus duros novos, assim como Russell que até ali fazia uma corrida tática de conservar a borracha e posição.

Veio a relargada, Alonso travou pneus na penúltima curva e gerou um engavetamento. Daniel Ricciardo, que fazia sua melhor prova do ano acabou vítima de barbeirgam de Stroll, que encheu a traseira da RB Junior, danificando o assoalho, além da sua moral na F1. Mais à frente, Magnussen tocou em Tsunoda e ritou a outra RB Junior da corrida. Safety car de novo! Alonso deu jeito de passar Sainz um segundo antes da bandeira amarela ser agitada.

Verstappen aproveitou para colocar pneus novos, assim como Perez. Relargaram e a dúvida era quando Alonso teria de parar. Lá atrás, Piastri tinha danos na sua McLaren e perdia ritmo.

O espanhol da Aston Martin parou a 11 voltas do fim e voltou alucinado. Passou Albon em seguida, com volta mais rápida. Perseguiu Ocon em ótima corrida com a Alpíne e se atirou por dentro na freada do segundo setor. Logo engatou em Hulkenberg, que nem fez frente. Quando colou em Hamilton, um enorme susto. Tracionou na areia da entrada da reta e a traseira escapou em 90º. Com reflexos sobre-humanos, Alonso buscou no contra-esterço e já abriu asa móvel para manter o ataque à Mercedes. Passou no segundo setor, de novo freando lá dentro da curva. Piastri sucumbiu na mesma volta.

Lá na frente, Verstappen sumia, Norris seguia e Perez era a decepção ao não conseguir ser mais rápido que a McLaren, com pneus mais novos. Cruzaram assim a bandeirada, com Leclerc em quarto e Sainz em quinto. O sexto foi Russell, com Alonso descontando seis segundos sem conseguir entrar em zona de ultrapassagem para ser sétimo. Piastri fechou em oitavo, com Hamilton muito frustrado com o W15 em nono. Hulkenberg fechou com mais um pontinho para a Haas, que ainda aguardaria julgamento por infração no safety car. Ocon em 11º via dias melhores com a Alpine e talvez um pontinho se o tapetão vier.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895