Verstappen domina todas as ações no GP da Espanha de F1, Mercedes se recupera

Verstappen domina todas as ações no GP da Espanha de F1, Mercedes se recupera

Holandês vence de ponta a ponta, Hamilton faz corrida competitiva até o segundo lugar

Bernardo Bercht

Holandês disparou na ponta

publicidade

Max Verstappen dominou todas as ações do GP da Espanha e venceu com folga, neste domingo. Liderou de ponta a ponta, fez a volta mais rápida e faturou. Se tivesse disputa a pé, de bolinha de gude, bater figurinha, o holandês teria faturado. Completando o pódio, porém,  veio a boa notícia de uma recuperação da  Mercedes, com os combativos Lewis Hamilton e George Russell em segundo e terceiro.

O segredo para a corrida sem ameaças de Verstappen veio na largada. Carlos Sainz até tentou atacar com a Ferrari, mas deixou espaço para a Red Bull, que foi embora por dentro. Hamilton fez boa largada e chegou a ser terceiro, mas tomou um toque de Lando Norris. No desequilíbrio, Lance Stroll deu o bote. O britânico da McLaren, por sua vez, teve a corrida arruinada ao danificar sua asa.

No meio do pelotão, Fernando Alonso claramente tinha problemas de performance com sua Aston Martin. Na corrida em que queria fazer show para a torcida, e quem sabe incomodar Verstappen, a saída de pista que destruiu o assoalho na classificação seguiu pagando preço na corrida. Com isso, o espanhol optou por uma tática totalmente diferente dos demais, com dois stints de pneus macios, para acelerar no fim.

A troca da horrorosa e lenta chicane invertida surtiu muito efeito em Barcelona. Com a clássica curva de alta antes da reta, as brigas voltaram e foram muitas as ultrapassagens. Algumas bem importantes, como quando Hamilton foi à caça de Stroll, passando bonito por fora. Russell fez o mesmo com Alonso numa boa escalada de 12º. Já no meio do pelotão, a guerra do pacífico estava declarada entre AlphaTauri e Alfa Romeo, com o japonês Yuki Tsunoda em bela performance batalhando com o chinês Guanyou Zhou.

Veio a primeira série de pit-stops e a Mercedes apostou em pneus médios para seus pilotos, enquanto a Ferrari tentava algum jeito de segurar os rivais. Mas os germânicos vieram atropelando e logo Hamilton se colocava em posição de perseguição a Verstappen, que parou depois de todo mundo e calçou pneus duros. O companheiro, Sérgio Perez, passou uma galera no meio do pelotão, mas a partir do sexto lugar o progresso foi mais lento, tirando duma briga efetiva pelo pódio.

A tática foi perfeita para Max, contudo, que podia até tentar uma parada só, mas marcava os demais se tivesse que voltar aos boxes. Hamilton até tentou mostrar que tinha ritmo, mas depois guardo pneus e a Red Bull começou a disparar na frente.

A ação da corrida voltou a acontecer depois dos segundos pit-stops, com Fernando Alonso finalmente conseguindo avançar, com novíssimos pneus duros. O espanhol escalou de 10º até o sétimo lugar, compensando com borracha nova as limitações aerodinâmicas do carro danificado.

Na hora de passar Esteban Ocon, com os desafetos herdados da temporada passada na Alpine, o susto maior. O francês mudou de direção exatamente na hora que Alonso tirou para passar e quase mandou o ex-colega em Madri. O piloto da Aston, entretanto, conseguiu completar a manobra e levantou a torcida.

A escalada parou ali, porém, pois o sexto era Lance Stroll. Longe da Ferrari de Sainz, Alonso avisou que não ia atacar e assim seguiram em formação até o fim.

A emoção final ficou por conta de todos da frente calçarem pneus macios. Russell chegou a ter a melhor volta, mas depois Perez assumiu o posto. Que logo foi para Vertappen. A equipe até alertou que o holandês devia evitar cortar caminho, para não levar punição de tempo e multa. Mas ele foi lá e cravou 1min16s330 para levar todos os pontos possíveis do fim de semana.

Nas voltas finais, Tsunoda, destaque da corrida, recebeu duríssima posição por basicamente se defender de Zhou. O chinês tentou passar por fora e foi espremido. A direção de prova considerou anti-desportiva a manobra e botou 5 segundos no tempo final do japonês. O nono lugar virou 12º, mais uma vez tirando a AlphaTauri dos pontos.

Com isso, Verstappen cruzou líder, à frente das Mercedes. Perez um frustrado quarto lugar, com Sainz em quinto. As Aston completaram em formação, Stroll em sexto. O oitavo foi Esteban Ocon, seguido de Zhou e Pierre Gasly levou o pontinho final. Charles Leclerc? Largou dos boxes, passou o dia se divertindo no meio do pelotão, mas no fim não conseguiu superar a Alpine, por falta de velocidade de reta.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895