Verstappen domina, vence e deixa ótima ação do GP de Suzuka para o resto

Verstappen domina, vence e deixa ótima ação do GP de Suzuka para o resto

Red Bull é campeã de construtores da Fórmula 1 com vitória do holandês

Bernardo Bercht

Holandês segurou ataque das McLaren e se mandou

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Max Verstappen segurou os ataques na primeira curva e controlou as ações do GP do Japão. A vitória do holandês deu o título antecipado de construtores para a Red Bull. Lando Norris e Oscar Piastri completaram o pódio em formação para a McLaren.

A largada de Max foi bem ruim e as duas McLaren tiveram chance de passar. Na sujeira, Piastri recolheu. Norris estava na frente, mas hesitou ao lado do holandês e tomou o troco na segunda perna da primeira curva.

Um pouco mais atrás, a melhor arrancada foi de Fernando Alonso. O espanhol disparou de 10º para ocupar o 6º lugar já na terceira curva. No meio da confusão, Valtteri Bottas colidiu com as duas Williams e deu adeus à sua corrida. Sim, Logan Sargeant deu mais um bom prejuízo para os cofres do time britânico.

A imensa quantidade de detritos obrigou a entrada do safety car. Alguns pilotos reagiram e pararam para calçar pneus duros. Quem se deu melhor nessa tática foi Esteban Ocon, o que elevou a Alpine à briga dos pontos.

Veio a relargada e Verstappen controlou com facilidade as investidas de Norris para logo começar a abrir. Alonso de pneus macios tentou incomodar Carlos Sainz, mas a Ferrari de médios logo aqueceu a borracha e foi embora. A encrenca do espanhol seria com as Mercedes, que tinham muito mais ação.

O bom potencial das AlphaTauri na classificação acabou com o desgaste dos pneus em corrida. Tsunoda e Lawson abriram a janela de pits e ficaram numa tática que ia depender de azares alheios para chegar aos pontos.

Alonso também teve que parar cedo, na volta 12 e por alguns momentos parecia que o dia seria longo e infrutífero para a Aston Martin de novo. Por linhas tortas, a tática daria certo, dentro do que o time podia fazer enquanto não conserta os problemas aerodinâmicos.

Quando todo mundo voltou das paradas, uma fila de carros tinha tirado ficha para passar Ocon na Alpine, que segurava Alonso do jeito que podia. Leclerc, Sainz, Hamilton e Russell foram atropelando a dupla de desafetos. Com menos velocidade de reta, o espanhol não conseguia passar e chamou o time para mudar de tática.

Mais adiante, Russell foi para o ataque em Hamilton. Ele tentou colocar por fora no grampo, tracionou melhor e atacou na curva de três tangentes que inicia o último setor. Hamilton não deu mole e com uma leve espalhada deixou o colega sem espaço. Coisa de corrida, ainda que tenha deixado o britânico mais novo injuriado.

Para evitar mais faíscas, a Mercedes decidiu chamar Hamilton para o undercut. Russell, por sua vez, ia tentar fazer a prova com uma parada só. Lá atrás, Sérgio Perez fez um monte de bobagens e danificou duas asas dianteiras. Com o carro todo esbagaçado, foi convocado pelo time para os pits. Lance Stroll, com danos na asa traseira, foi outro que ficou pelo caminho.

Na tática diferente, Russell até liderou brevemente a corrida, mas era virtual. Existia certa intriga se ele conseguiria segurar a turma para ao menos beliscar um quarto lugar. Por algum tempo parecia que sim.

A briga do oitavo lugar, enquanto isso, tinha Alonso passando as Alpine na tática de box. O espanhol ainda tendo o gostinho de superar Zhou e Tsunoda. A manobra sobre o japonês foi a mais empolgante, fazendo do grampo até a curva de três tangentes lado a lado, quase tocando as rodas, mas seguindo firme em frente. A negociação rápida permitiu abrir boa margem para Gasly, que de pneus bem mais novos seria uma grande ameaça no final.

O duelo definitivo da prova acabou sendo entre as Mercedes e Carlos Sainz. A Ferrari colocou o espanhol numa encrenca ao atrasar seu pit. Ele até chegou rápido com Russell ficando com os pneus carecas. Mas a asa móvel oferecida pelo britânico a Hamilton complicava a vida da Scuderia.

Ainda assim, a Mercedes decidiu que o risco era grande demais. Russell reclamou, mas cedeu o lugar para Lewis seguir adiante com mais ação. Ainda tentou fechar a porta de Sainz, mas a Ferrari atropelou na reta, mesmo com os dois usando o DRS. O ferrarista foi à caça de Hamilton, mas o heptacampeão botou o carro em todos os lugares errados para atrapalhar a tangente e confirmou o quinto lugar.

Na quadriculada, Verstappen cruzou folgado em primeiro. Norris passou Piastri rumo ao segundo posto, com o australiano faturando seu primeiro pódio em terceiro. O quarto foi um anônimo e eficiente Charles Leclerc. Hamilton em quinto barrou o sexto Sainz; com Russell em sétimo. Alonso segurou a carga de Gasly para ser o oitavo, com a Alpine invertendo as posições no fim. Ocon levou o nono, com o pontinho final restando ao outro francês.


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