Verstappen estraçalha a concorrência rumo à pole do GP do Japão de Fórmula 1

Verstappen estraçalha a concorrência rumo à pole do GP do Japão de Fórmula 1

Holandês sobrou demais com a Red Bull e vai largar à frente das McLaren sob expectativa de amplo domínio

Bernardo Bercht

Bicampeão não deixou margem para ser ameaçado

publicidade

Max Verstappen estraçalhou o resto do grid e cravou a pole-position para o GP do Japão, neste sábado. O holandês mostrou que Singapura foi só um soluço com sede de vingança e anotou o melhor tempo com meio segundo para as McLaren, suas principais perseguidoras. Oscar Piastri forma a primeira fila com ótimo desempenho, com Lando Norris em terceiro.

O quarto lugar ficou com Charles Leclerc, que tirou tudo que dava da Ferrari e ainda ficou longe. Em quinto, um sofrível Sérgio Perez, tomando 7 décimos na outra Red Bull, que deveria estar na primeira fila. Carlos Sainz foi sexto, seguido das duas combalidas Mercedes.

Lewis Hamilton encaixou uma volta no detalhe para superar George Russell, ambos muito ameaçados pela AlphaTauri de Yuki Tsunoda. O japonês vai largar em nono na sua terra natal. À frente de Fernando Alonso. A Aston Martin definitivamente virou abóbora e o espanhol teve de empurrar na marra e no talento o carro ao Q3, mantendo seu 100% na temporada com o 10º lugar.

A história do treino começou com uma senhora pancada de Logan Sargeant, ainda no Q1. Precisando mostrar serviço, o norte-americano fez tudo errado. Errou na saída da última curva, mas seguiu apertando o acelerador e foi direto no muro. Fica cada vez mais longe sua permanência na Williams.

Valtteri Bottas se esforçou, mas ficou fora do Q2 por 73 milésimos com a Alfa Romeo, aí quem passou na bacia das almas foi Kevin Magnussen. Alonso também avançou na bacia das almas, enquanto Lance Stroll mostrou que era melhor estar jogando tênis com um 17º lugar. Também foram eliminados Nico Hulkenberg e Zhou Guanyu.

Veio o Q2 e a pista começou a evoluir rapidamente. Cada volta era melhor que a anterior. Mesmo assim, Verstappen anotou seu tempo e foi dos poucos que teve refresco nos pits, enquanto a galera queimava pneu. A McLaren também teve uma sobrinha e ficou na garagem

Quem teve de suar sangue pelo Q3 foi Alonso. Parece outra temporada aquela Aston Martin forte e vingadora dos pódios. O bicampeão melhorou mais de meio segundo sua marca para superar a linha de corte. E quase não deu. O sedento Liam Lawson com a melhorada AlphaTauri ficou a pouco mais de 30 milésimos de derrubar o último invicto do Q3.

Também ficaram pelo caminho a Alpine de Pierre Gasly e a Williams de Alex Albon. Esteban Ocon deu uma erradinha para ficar em 14º, enquanto Magnussen não conseguiu mais que o 15º para a Haas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895