Verstappen faz a pole do GP da Áustria, mas Leclerc vem na cola com a Ferrari

Verstappen faz a pole do GP da Áustria, mas Leclerc vem na cola com a Ferrari

Decisão do primeiro lugar foi no detalhe, em dia marcado por péssimo desempenho da outra RBR, de Perez

Bernardo Bercht

Sexta de opostos na RBR, com Max brilhante, Sérgio desapontador

publicidade

Mais um texto de classificação da Fórmula 1 que começa do mesmo jeito! Max Verstappen cravou a pole-position para o GP da Áustria, neste sexta-feira, com 1min04s391. Só que o domínio Red Bull mais uma vez diminuiu um pouco. Charles Leclerc ficou a  40 milésimos de largar na frente e vai formar a primeira fila com uma Ferrari voltando à forma, na pista em que venceu no ano passado. Carlos Sainz provou esse ponto com o terceiro lugar, enquanto a outra RBR teve mais um qualy desastroso com Sérgio Perez.

A briga do top 10 teve como destaque ainda Lando Norris, mostrando potencial com a nova aerodinâmica da McLaren. Ele já fez até melhor com o carro velho, porém, e o time terá de evoluir em corrida para aproveitar o bom posto de largada.

O festival de voltas deletadas começou no Q1, e até Max Verstappen perdeu a sua. Perez teve a primeira do que seriam quatro voltas excluidas pelos mesmos erros entre as curvas 9 e 10, mas no fim das contas passou.

Apesar do bom trabalho com um carro complicado, Yuki Tsunoda acabou como primeiro degolado na AlphaTauri. Foi 16º e por apenas 20 milésimos não avançou. Guanyuou Zhou de Alfa Romeo, Logan Sargeant de Williams, Kevin Magnussen de Haas e Nick de Vries foram os demais do fundo do pelotão. Valtteri Bottas se escapou com a outra Alfa, apesar de ter rodado e provocado uma bandeira vermelha.

O Q2 mostrou principalmente que a Aston Martin não encontrou um bom acerto, numa pista que não tem pontos fortes de tração, exatamente uma das qualidades do carro britânico. Ainda assim, Fernando Alonso e Lance Stroll chegaram no Q3 com esforço.

Quem não chegou, num desempenho patético, foi Perez. O mexicano foi alertado por seu engenheiro, podia fazer uma volta de segurança com a ótima performance da RBR, mas errou três vezes. A trinca de voltas deletadas rendeu o 15º posto no grid. Agora, são cinco provas sem ir ao Q3 e menos corridas na definição do top 10 que Nico Hulkenberg! O alemão, por sinal, colocou a Haas lá de novo!

Os outros degolados foram George Russell e Esteban Ocon, ambos com voltas excluídas, mas já estavam no limite para avançar. Alex Albon voltou a ser heroico com a Williams e passou!

Veio a definição da pole e Verstappen já cravou 1min04s5. Mas a volta não seria suficiente para o primeiro lugar. Na segunda tentativa, veio 1min04s391. Leclerc fez muito esforço, chegou a ter setores bem melhores, mas um errinho na entrada da última curva definiu o segundo tempo. Sainz veio em seguida, perto do colega de Ferrari.

Norris foi rápido o dia todo e emplacou o quarto lugar à frente de Hamilton. A Mercedes ia bem no primeiro setor de alta, mas perdeu bastante no miolo. O britânico acabou empurrando as Aston Martin. Lance Stroll, num momento raro do ano, foi o sexto à frente de Alonso, claramente desconfortável. O oitavo foi o leão mor de treino Hulkenberg, seguido da Alpine de Pierre Gasly e de Albon.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895