Verstappen faz pole tranquila do GP da Espanha, em dia de problemas e erros dos rivais

Verstappen faz pole tranquila do GP da Espanha, em dia de problemas e erros dos rivais

Leclerc ficou no Q1, Alonso danificou o assoalho e Perez saiu da pista na definição do grid da Fórmula 1

Bernardo Bercht

Holandês dominou os procedimentos

publicidade

O treino de classificação para o GP da Espanha acabou num roteiro perfeito para Max Verstappen, e péssimo para as expectativas para a corrida. O holandês da Red Bull fez sua pole mais fácil do ano, em Barcelona. Isso porque todos os potenciais adversários tropeçaram em erros ou problemas. Carlos Sainz lucrou um segundo posto com a Ferrari, enquanto Lando Norris é a surpresa em terceiro.

A história da falta de briga pela pole passa muito pelo Q1. Com a pista ainda molhada no começo, muita gente saiu da pista. Um deles, Fernando Alonso: o espanhol até conseguiu voltar aos boxes, viveu frustração na frente da torcida. O assoalho do Aston Martin quebrou e a performance nunca mais foi a mesma na sessão.

Pior ainda, Charles Leclerc reclamou muito de problemas nas curvas para a direita. Sem conseguir botar temperatura nos pneus, acabou eliminado ainda na primeira degola e vai largar na última fila. Acabaram degolados Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e as duas Williams. Yuki Tsunoda passou na bacia das almas.

Veio o Q2 e as atividades foram dominadas por Verstappen. Com uma Mercedes muito traseira, escapando em várias curvas de baixa, George Russell  acabou fora da linha de corte. Pior, bateu no companheiro Lewis Hamilton quando este abria a sua volta. Ainda assim, o heptacampeão conseguiu avançar par ao Q3. George, ficou pelo caminho.

Outro frustrado que cada vez fica mais longe de uma briga pelo título foi Sérgio Perez. O mexicano saiu da pista, estragou o assoalho na brita e acabou com suas chances de Q3. Ficou em 11º. Alonso reuniu todo o possível, por sua vez, para avançar ao top ten, enquanto as boas surpresas do dia eram Alpine e McLaren, aproveitando os infortúnios das equipes grandes. Ah, sim, o leão de treino Nico Hulkenberg também.

O Q3 acabou sendo protocolar. Verstappen garantiu a pole com sua primeira volta e sem muito esforço. Sainz encaixou a volta possível com a Ferrari e completou a primeira fila. Norris e Pierre Gasly batalharam bastante e formam a segunda fila. Hamilton, por sua vez, chegou a ser segundo, mas não encaixou a volta definitiva e será quinto, numa Mercedes um pouco mais rápida, mas muito difícil de guiar.

Lance Stroll pela primeira vez vai largar na frente de Alonso com a Aston Martin, em sexto. Esteban Ocon foi sétimo com a outra Alpine, na frente de Hulkenberg. Desapontado e inconformado, Alonso foi apenas nono com o assoalho furado, enquanto Oscar Piastri completou o top ten.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895