Verstappen sobra na pole do GP da Holanda, Norris e Albon surpreendem

Verstappen sobra na pole do GP da Holanda, Norris e Albon surpreendem

Treino maluco com chuva e sol teve ainda duas pancadas fortes de Leclerc e Sargeant

Bernardo Bercht

publicidade

Um pouco de chuva para dar emoção até o Q3 e domínio avassalador de Max Verstappen na hora de definir a pole-position. Estas foram as etapas distintas da classificação para o GP da Holanda neste sábado. O holandês da Red Bull fez a festa da torcida em Zandvoort consolidando a vantagem que só cresceu desde que a Pirelli mudou os compostos no meio da temporada. Para o resto, sobrou a McLaren com o segundo tempo de Lando Norris e o surpreendente Alex Albon dividindo a segunda fila de Williams com George Russell.

O Q1 foi a sessão mais embaralhada, com o asfalto bem molhado e alguns chuvisco. Lewis Hamilton já tinha dificuldades com uma Mercedes instável, mas se esquivou da primeira degola. Quem também passou foi Logan Sargeant que até aí fazia seu melhor treino do ano. Nico Hulkenberg também se escapou com a Haas.

Ficaram na turma do "deu ruim" Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Guanyou Zhou e o novato Liam Lawson, jogado aos leões na pior condição de pista possível para estrear com a Alphatauri.

Veio o Q2 e aumentou a loteria. A pista secava e o trilho se formava. O desgaste nos pneus intermediários bem grande exigia estar na hora certa para avançar. Fora o trânsito na compacta pista holandesa. E quem foi vítima do tráfego, além das dificuldades com acerto foi Hamilton. O heptacampeão fazia uma volta no limite para ser décimo, mas foi bloqueado por Tsunoda no último setor e acabou em 13°. Seu colega Russell achou um trecho bom e avançou. Carlos Sainz também foi achar sua vaga apenas na derradeira das derradeiras voltas. A Ferrari entrou e acabaram derrubados Lance Stroll e Pierre Gasly. Tsunoda e Hulkenberg completaram o trenzinho dos ranzinzas. Sargeant, pasmem, entrou em décimo.

Mas o norte-americano faria bobagem rapidinho no Q3. Beliscou a zebra externa úmida e se espatifou no muro. Na volta, Norris liderou com uma dobradinha McLaren. Mas era cedo. Alonso já derrubava essa marca quando Leclerc se espatifou na parede, obrigando o espanhol a tirar o pé no seu melhor momento.

Quando todos voltaram, Verstappen botou ordem na casa. Meio segundo mais rápido que Norris, quase um segundo melhor que todos os outros. Russell ainda saltou para terceiro, com Albon num ótimo quarto. Alonso ficou em quinto já com o pneu fora da janela, seguido do apagado Sainz.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895