Verstappen vence com folga, Leclerc leva vice de 2022 da F1 em Abu Dhabi

Verstappen vence com folga, Leclerc leva vice de 2022 da F1 em Abu Dhabi

Holandês despachou o pelotão e deixou briga para monegasco e colega mexicano

Bernardo Bercht

Red Bull dominou com o holandês

publicidade

Max Verstappen coroou seu bicampeonato com uma vitória totalmente controlada no GP de Abu Dhabi deste domingo. O holandês fez uma parada a menos e ignorou o resto do pelotão enquanto seguia para a 15ª vitória em 2022. Charles Leclerc lutou muito com pneus gastos e segurou a carga final de Sérgio Perez para garantir o vice-campeonato para ele e a Ferrari. O mexicano, frustrado, completou o pódio sem muita ajuda do colega de Red Bull para concretizar seu objetivo.

A largada teve Max disparando na frente, enquanto Perez segurava uma carga forte de Leclerc. Hamilton foi o melhor na arrancada e passou Carlos Sainz. Quando tentava pressionar Leclerc, o espanhol se atirou com tudo por dentro, no chamado "dive bomb". Espremido para fora, o britânico acabou cortando a chicane para não bater e danificou um pouco o carro.

No meio do pelotão, Vettel conseguiu arrancar bem e ficar entre as duas Alpine. A briga seria boa nessa trinca, Aston Martin, Esteban Ocon e Fernando Alonso. O francês liderou o trem, classificado de "muito lento" pelo companheiro espanhol, até os pits. Vettel e Alonso deixaram para mais tarde de olho numa tática de um pit a menos. Ocon manteve a estratégia padrão.

A briga do pódio tinha Hamilton pressionando Russell, que ainda teria um pênalti de cinco segundos a pagar por saída perigosa dos pits.  Quando o britânico ia chegar para tentar passar, o colega foi para o box. A partir daí, cada um seguia táticas diferentes, com Hamilton reclamando que devia ter parado.

Mas a tática do heptacampeão até tinha chance de funcionar no fim e ele chegar em quarto. Teve direito a uma bela defesa de posição com troco sobre um muito mais rápido Perez. Quando ia tentar segurar Sainz, a três voltas para o fim, o W13 abriu o bico. O carro amaldiçoado da Mercedes resolveu que não ia dar os pontos finais para Hamilton e travou com um problema hidráulico. Seu abandono daria um pontinho bacana de consolação à última volta de Vettel, que finalizaria em décimo com a Aston Martin.

O drama no fim era se Perez chegaria em Leclerc. Até chegou, mas a duas voltas do fim uma sequência de retardatários atrasou o mexicano. Na volta final, a diferença era de 1,6s, mas faltou tempo para a Red Bull ataca. Verstappen cruzou com folga, seguido de Leclerc e Perez. O quarto foi Sainz, com Russell em quinto. No sexto lugar, Lando Norris mostrou que poderia muito mais com uma McLaren competente. Em sétimo, Ocon confirmou o quarto lugar de construtores da Alpine, enquanto Alonso quebrou de novo com vazamento de água. O oitavo foi Lance Stroll, muito combativo, à frente de  Daniel Ricciardo que teve a honra do último duelo com Vettel até a bandeirada.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895