Verstappen vence corrida classificatória e leva pole do GP da Inglaterra

Verstappen vence corrida classificatória e leva pole do GP da Inglaterra

Novo formato foi testado na F1

AFP

Verstappen lidera o mundial de pilotos

publicidade

O holandês Max Verstappen (Red Bull), venceu a primeira corrida classificatória da história da Fórmula 1 neste sábado e com isso vai largar na pole position no Grande Prêmio da Inglaterra no domingo no circuito de Silverstone. Depois de largar na segunda posição, Verstappen, que lidera o mundial de pilotos, ultrapassou Lewis Hamilton (Mercedes), atual vice-líder, antes de manter a liderança nas 17 voltas neste novo formato testado na F1. Os dois pilotos vão iniciar na primeira fila a corrida, que terá 52 voltas.

"Estávamos pressionado bastante um ao outro porque os pneus estavam queimando muito", disse Verstappen. "Começamos muito bem e depois tivemos que administrar os pneus até ao fim", explicouo holandês, que tinha bolhas nos pneus, assim como Hamilton. "Temos que ter certeza de que faremos o mesmo amanhã", afirmou.

Graças a esta corrida de 100 quilômetros completada em 25 minutos, Verstappen alcançou sua quarta pole consecutiva e a oitava de sua carreira. Além disso, somou três pontos no Mundial, enquanto Hamilton dois e Valtteri Bottas (Mercedes), 3º colocado, um ponto. O jovem piloto da Red Bull agora tem 33 pontos de vantagem sobre o britânico antes da 10ª prova de um campeonato que tem 23.

Hamilton sofre com uma série de cinco corridas consecutivas sem subir ao topo do pódio. 'Sir Lewis' havia alcançado o melhor tempo das classificações "clássicas" na sexta-feira, mas ele precisava confirmar ao vencer esta inédita corrida classificatória.

Com este formato, a F1 busca se renovar oferecendo um evento por dia durante todo o final de semana (classificações-sprint-Grande Prêmio). Muitos especialistas, torcedores, dirigentes de equipe e até pilotos não estão convencidos com o novo formato.

O veterano Fernando Alonso (Alpine), de 39 anos, largou do 11º lugar e ganhou seis posições nas primeiras curvas, mas acabou perdendo o ritmo e terminou em sétimo.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895