Williams é a primeira a levar punição por estourar cota de motores

Williams é a primeira a levar punição por estourar cota de motores

publicidade

Mais uma para a lista de decisões inexplicáveis com resultados ruins da equipe Williams em 2011. Pastor Maldonado terá que trocar de motor para o GP de Abu Dhabi e, com  isso, será o primeiro piloto punido com a perda de dez posições no grid de largada. Claro que muito disso se deve à Cosworth e à dificuldade que ela tem em preservar o máximo de potência do motor por toda a vida útil de seus propulsores. Mas o pessoal do Tio Frank também teve sua cota de mancadas.

Em pelo menos três provas Maldonado não estava disputando mais nada na corrida, tendo recebido punições, rodado, trocado bicos e, enfim, simplesmente estava apenas fazendo número uma volta atrás do líder ou pior. Ainda assim, foi mantido na prova até o final, torrando milhagem preciosa no motor, que poderia ser aproveitada em treinos livres e até mesmo em corridas com menos exigência dos Cosworth, como Hungria.

Com um carro que, reconhecidamente, nasceu errado e cujas soluções palhativas nunca trouxeram um décimo que seja em relação a concorrência, o certo seria maximizar as chances nas provas de circuitos travados, que mascaravam o déficit aerodinâmico da equipe. Apesar disso, os melhores e mais novos motores foram usados em Spa Francorchamps e Monza, onde obviamente Barrichello e Maldonado não tiveram chance de fazer nada, frente a carros melhores.

Agora, a necessidade de usar o nono motor e a punição que fará Maldonado largar em último no grid, muito provavelmente. Para colocar o prego no caixão,  há muitas chances de Barrichello sofrer a mesma situação, só que no GP do Brasil, em sua terra natal e, possivelmente, sua última corrida na categoria. Eu não compraria uma ação da Williams na bolsa de valores, isso é certo. Para sorte da equipe inglesa, não existe rebaixamento na F-1, pois ela seria, no mínimo, o Avaí do Brasileirão.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895