Aptidão para vendas, gestão e vocação para saúde impulsionam empreendedorismo de Faisal Ismail
capa

Aptidão para vendas, gestão e vocação para saúde impulsionam empreendedorismo de Faisal Ismail

Contrariando a vontade do pai, comerciante nato, Faisal Ismail trabalhou com vendas nas mais variadas áreas para concluir faculdade de odontologia e montar modelo de atendimento diferente do que já se viu no Brasil

Por
Correio do Povo

publicidade

Família de origem libanesa tem vocação e aptidão para o comércio. É assim com boa parte dos imigrantes que vieram para o Brasil. A maioria se estabeleceu exercendo a atividade comercial. Não foi diferente para os pais de Faisal Ismail, hoje sócio e presidente da Ortoplan – Especialidades Odontológicas, rede de franquias há mais de 20 anos no mercado. 

De acordo com Ismail, suas lembranças da infância têm relação com a loja do pai e o balcão onde toda família trabalhava no atendimento aos clientes. Desde pequeno, ele acompanhava o pai no dia a dia do comércio e, por conta disso, aprendeu a dar valor ao dinheiro. Porém, ele sabia, também desde a mais tenra idade, que não faria sua vida adulta no balcão. Ele desejava trabalhar na área da saúde, mais precisamente na Odontologia. 

Passados os anos, Ismail finalmente ingressou na faculdade de odontologia. Para conseguir concluir sua formação, colocou em prática todo o seu conhecimento de vendas. Foi vendedor de livros e, em determinado momento da graduação, também fazia trabalhos “por encomenda” para turmas de outros cursos. Finalmente, em 1999, já graduado, uniu-se a um amigo da faculdade – seu sócio até hoje, Alessandro Schwertner - para abrir o primeiro consultório. Ambos seguiram estudando para formatar um modelo de negócios diferente do que já havia no mercado tradicionalmente. Isso, porque nessa época eles perceberam que vinham acontecendo alguns movimentos diferentes no setor como, por exemplo, a ascensão do número de planos odontológicos, as mudanças da legislação vigente para fortalecer este caminho no Brasil, o grande número de dentistas no país, etc. 

No ano seguinte, Ismail fez uma viagem ao exterior e conheceu o modelo de trabalho americano e o canadense, locais onde se pratica o multiatendimento com especialidades e, consequentemente, há otimização de espaço e tempo sem perder a qualidade. “Isso foi muito difícil no começo para nós devido à cultura organizacional do dentista brasileiro. Infelizmente, 99% dos cursos de graduação não contam com disciplinas de gestão e o marketing parece ser um monstro de sete cabeças. Porém, se utilizado com ética e bom senso, traz enormes benefícios”, avalia. 

Com o modelo de atendimento e de negócio na cabeça, chegou a hora de buscar a melhor empresa do setor de formatação de franquias e os melhores profissionais para auxiliar na organização e montagem de todos os processos que uma franqueadora deve ter a fim de replicar o know how aos futuros franqueados. Assim, em 1998, em Foz do Iguaçu, cidade localizada no interior do estado do Paraná, nasceu a Ortoplan – Especialidades Odontológicas, que se destaca atualmente como uma das principais redes de franquias de clínicas odontológicas do país. 

Atualmente, a rede contabiliza 37 unidades em operação. A meta, segundo Ismail, é chegar a um crescimento de 40% até o final de 2019 no Brasil. Isso significa, que a marca deve fechar pelo menos 28 novos contratos ainda neste ano. A prioridade é seguir expandindo pelo estado do Paraná, tanto pela capital, Curitiba, quanto por cidades com mais de 35 mil habitantes. Também estão na mira os estados do Nordeste, também com prioridade para as capitais, e municípios do interior do estado de São Paulo. 

Há vantagens para os franqueados, uma vez que a marca apresenta ao mercado o conceito Ortoplan For You, que tem a taxa de franquia mais atrativa do mercado, com valor de R$ 10.900,00; royalties escalonáveis, em que quanto melhor o desempenho da franquia, menor é o valor a ser pago; e taxa de propaganda que pode ter 50% do valor revertido a ações locais, em benefício do próprio franqueado, com cálculos realizados tomando por base o faturamento de cada unidade, por mês. Além disso, os franqueados passam a poder customizar itens, como: tamanho da clínica, cores utilizadas para decoração, tipo de mobiliário, estilo de fachada, entre outros aspectos passíveis de personalização. “Depois de pesquisas, análise de mercado e avaliação do DNA dos profissionais da odontologia, criamos um modelo de negócio que vai atender diretamente a vontade do nosso consumidor, que é o franqueado”, explica Ismail, que finaliza dizendo: “Quando olho para traz, fico muito orgulhoso de todos os passos que dei para chegar até aqui e me encorajo ainda mais para chegar aos meus objetivos”.