Cinco dicas para tornar o estágio em home office mais produtivo

Cinco dicas para tornar o estágio em home office mais produtivo

Confira as principais orientações para que suas atividades sejam produtivas

Correio do Povo

publicidade

A pandemia fez com que boa parte dos profissionais transformassem suas casas em uma extensão dos escritórios – e com os estágios não foi diferente, sendo possível que as tarefas sejam realizadas de casa, integral ou parcialmente, desde que acompanhadas pelos supervisores.

Marcos Pan, Gerente de Estágios do Centro de Integração Empresa-Escola no Rio Grande do Sul (CIEE-RS), explica que os estudantes podem realizar uma série de ações para facilitar e tornar mais produtivas as atividades remotas.

“A principal orientação é que o estagiário procure manter uma comunicação direta e frequente com seu supervisor, ou seja, não é porque está em home office que não irá buscar ajuda para eliminar uma dúvida, informar a situação de suas tarefas e até se oferecer para realizar mais atividades”, sugere Pan.

Além de manter as pontes com o supervisor, esta proximidade reforça o interesse do estagiário na vaga, o que é importante para uma oportunidade de efetivação ao final do contrato. “Esta vontade de aprender é o diferencial para que o estágio seja o complemento do aprendizado teórico”, acrescenta.

O CIEE-RS preparou algumas dicas para potencializar o estágio em home office. Confira:

-- Não espere o supervisor de estágio procurá-lo para passar orientações ou falar sobre eventuais dificuldades. Mantenha-se conectado e proativo usando os canais oferecidos pela empresa (e-mail, WhatsApp, ferramentas de reunião virtual etc), demonstrando interesse em aprender e produzir.

-- Evite realizar outras tarefas, como as lições da faculdade ou cursos online, durante o período de estágio, sob pena de não conseguir se concentrar em nenhuma das duas coisas, prejudicando seu desempenho.

-- Não perca os laços com os colegas de estágio. Use os canais da empresa para conversar e trocar impressões sobre o trabalho. Lembre-se que a troca de experiências é fundamental para ajudá-lo a crescer profissionalmente e ganhar familiaridade com suas tarefas.

-- Se morar com a família, peça que respeitem seu horário do estágio e evitem interrompê-lo. Caso necessite ocupar um computador que seja de uso familiar, proponha uma escala de horários que seja factível com a rotina de todos. Evite, por exemplo, ter que compartilhar a estação com pais ou irmãos em algum momento da jornada.

--Se tiver alguma dificuldade com seu equipamento de trabalho – computador inadequado para acessar os softwares da empresa ou celular com pacote de ligações limitado –, comunique imediatamente seu gestor. A empresa deve ajudar o estagiário a ter o material necessário para realizar suas funções.






 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895