Diversidade de gênero e raça nas empresas

Diversidade de gênero e raça nas empresas

Pesquisa mostrou concentração de profissionais brancos nos cargos de administração em companhias de capital aberto

Correio do Povo

É preciso criar metas e métricas para obter um avanço

publicidade

A pesquisa “Análise da diversidade de gênero e raça de administradores e empregados das empresas de capital aberto” mostrou expressiva concentração de profissionais brancos nos cargos em órgãos de administração, representando 81,1% da amostra. Em seguida, estão os pardos, com apenas 3,2% de representação, e os declarados amarelos, que correspondem a 1,8%.

A categoria “outros” contempla 1,9%. Pretos e indígenas não atingem 1% e outros 11,5% não responderam. “Com isso, é necessária a reflexão, por parte das empresas, sobre o desenvolvimento de práticas para a promoção de diversidade”, afirma Luiz Martha, gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC. Das 394 empresas analisadas, 82,7% têm alguma mulher atuando em órgãos de gestão.

No levantamento anterior, de 2022, eram 82,5%. Com relação aos postos de liderança , apenas 15,8% são ocupados por mulheres.

Perfis diversificados
Para Luiz Martha, é preciso criar metas e métricas para que as empresas obtenham um avanço. Segundo ele, perfis diversificados proporcionam uma pluralidade de argumentos e consolidam uma tomada de decisão com mais segurança e qualidade, além de impulsionar a inovação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895