Empreendedor norte-americano investe no varejo gaúcho

Empreendedor norte-americano investe no varejo gaúcho

Com inserção de produtos Authen, lojas parceiras chegam a dobrar suas vendas de vestuário esportivo feminino. Índice de recompra é de 90%

Correio do Povo

Christopher Spikes é o fundador e CEO da Authen

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Na contramão de multinacionais, que têm passado por um intenso processo de desinvestimento no Brasil - a Nike, por exemplo,  vendeu suas operações no país para a Centauro no início do ano - o fundador e CEO da Authen, Christopher Spikes, investe fortemente na expansão da empresa em várias cidades brasileiras. Só no Rio Grande do Sul já são mais de 100 lojas parceiras, espalhadas entre as cidades de norte a sul do estado, como Passo Fundo, Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Rosa e Santa Maria. 

Com um olhar regionalizado, a marca conquistou a confiança de varejistas e consumidoras, ao entregar produtos que resolvem necessidades específicas das corredoras e se adequam perfeitamente ao corpo da brasileira - um obstáculo que as multinacionais não conseguiram superar e para o qual não destinaram recursos. “A aprovação da marca foi muito alta se compararmos com outros estados. No início da nossa trajetória, o Rio Grande do Sul representou 50% do total de faturamento e lojas”, comenta Spikes. 

O empreendedor explica que essa aderência se deve por três fatores: “O Rio Grande do Sul tem mais lojas de esporte e corrida do que outros estados. E essas lojas apostaram na Authen mais cedo, exatamente porque enxergavam a grande carência de produtos voltados para corrida feminina. 

Outro ponto é o estilo dos gaúchos. “Desde o lançamento, em 2015, enquanto marcas fitness estavam investindo em estampas, a Authen investiu em peças clássicas e lisas”, conta Spikes, que ainda revela um terceiro segredo para o sucesso da Authen em terras gaúchas: “O representante comercial é da região e acredita no propósito da empresa”.  

O fundador e CEO da Authen lembra que as particularidades do estado chamam a atenção de qualquer empresário, uma vez que o nível de exigência perante as marcas é alto. “O prazo de se provar numa loja do Rio Grande do Sul é muito menor que em outros estados. Se não conquistar o varejista na primeira tentativa, demora anos para voltar a conversar”, conta o empreendedor americano, que explica como a Authen conseguiu ganhar os corações dos varejistas gaúchos: “Propósito do produto, um planejamento estratégico, logística eficaz e uma comunicação objetiva”. 

As lojas que vendem a Bermuda GRIT, que é a bermuda feminina de corrida mais vendida do país, chegam a dobrar ou até mesmo triplicar o número de suas vendas dentro do segmento de corrida feminina. Para ajudar os lojistas neste momento de pandemia, a marca estendeu os termos de pagamento, para caber no orçamento de todos e também investiu mais dinheiro em trade marketing e digital para ajudar os comerciantes locais a vender online ou via WhatsApp. 

Em relação ao mercado gaúcho, para o segundo semestre de 2020, Spikes projeta estar em 150 lojas, sendo a primeira marca de confecção voltada para a corrida feminina em mais de 70% dessas lojas. Além disso, a marca possui um programa de apoio às atletas regionais, e conta com mais de 20 gaúchas no time de esportistas chamado Authenticas. Entre elas, está Jaqueline Beatriz Weber, que tem um dos 100 melhores tempos das corridas de 800 e 1500 metros em Olimpíadas, e Ivania Rambo, atleta de Trail Run. 

“Não existe uma marca que tenha a abrangência e profundidade de roupas com propósito como nós temos, uma taxonomia com 14 ocasiões de uso projetadas exclusivamente para a corrida”, finaliza o americano. 


Sobre a Authen:

Criada em 2015 pelo norte-americano Christopher Spikes, a Authen é a primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, tornando a marca referência em inovação no seu setor. Ao unir engenharia americana, design thinking e a alma da mulher brasileira, a marca desenvolve produtos que atendem as necessidades das brasileiras, sejam iniciantes ou profissionais. Além de oferecer uma ampla diversidade de medidas, a Authen desenvolve linhas específicas como a Woman’s Needs e o Ciclo da Maratonista, em que cada produto cumpre um propósito, seja evitar desgaste e lesões ou dar sustentação e segurança, entre outras funções. Acesse https://www.authen.com.br/ e saiba mais.


Sobre Christopher Spikes:

Nascido em Grand Rapids, Michigan - USA, Christopher Spikes é graduado em Engenharia Mecânica pela Grand Valley State University e mestre em Administração de Empresas pela University of Chicago Booth School of Business com foco em finanças e economia. Operador experiente de estratégia e varejo, Spikes já ocupou posições de liderança nas áreas estratégicas da Bain & Company, bem como no Groupon Brasil, apoiado pela Rocket Internet, onde conseguiu transformar uma de suas unidades com desempenho inferior. Em 2015, o norte-americano fundou a Authen, marca brasileira do segmento de Techical Activewear voltada para corrida de rua com foco nas mulheres. 


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