Residências são oportunidade para recém-formados entrarem no mercado

Residências são oportunidade para recém-formados entrarem no mercado

Além de profissionais da saúde, quem atua nas áreas do direito, estatística e políticas públicas também pode fazer a modalidade de ensino

Correio do Povo

Atividades são realizadas com o suporte de preceptores e tutores

publicidade

As residências multiprofissionais são oportunidades de especialização para profissionais recém-formados que desejam aprimorar suas técnicas e se inserir no mercado de trabalho. Esta modalidade de ensino, reconhecida principalmente como pós-graduação para quem atua na área da saúde, também é destinada para profissionais de outros setores e oportuniza a prática de seus conhecimentos de forma supervisionada e remunerada.  

A especialização possibilita aos profissionais que acabaram de finalizar seus cursos, uma forma de se inserir no mercado de trabalho com mais qualificação e experiência. Na residência, as atividades são realizadas com o suporte de preceptores e tutores que já trabalham efetivamente na área escolhida.  

Na área da saúde, as residências são uma modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço. O programa de cooperação intersetorial favorece a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).  

"A ação é voltada para educação em serviço e orientada pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir das necessidades e realidades locais e regionais, abrangendo diversas profissões: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Física Médica", explica Josiane Salgado, gerente de Concursos da Fundatec.  

  
Residências com foco em outras áreas

Algumas residências também são oportunizadas para profissionais de outras áreas, como Direito, Estatística e Políticas Públicas, porém com certificação de Aperfeiçoamento Especializado na Modalidade Residência, referindo a Categoria Profissional e o Programa, emitido pelas instituições. "As residências auxiliam recém-formados a entrar no mercado de trabalho com potenciais que fazem a diferença nas frentes de trabalho que forem atuar", destaca Salgado.   

Os residentes que se destacam têm grandes chances de conseguir um emprego após a formação nas instituições que escolheram, segundo a gerente. “Por ser multiprofissional, além de te dar uma visão mais holística e integrada da área em que deseja atuar, a formação dentro de uma equipe multiprofissional vai desenvolver habilidades e competências interpessoais que são muito almejadas no mercado profissional e que vão além da cooperação dentro de um time", conclui.    

Estão abertas as inscrições de candidatos ao Processo Seletivo Residência Multiprofissional em Saúde. Executado pelo 8º ano consecutivo pela Fundatec, o processo tem como objetivo realizar a primeira etapa de seleção para os programas de saúde nas instituições participantes. Nesse modelo, os candidatos poderão participar de diversos processos seletivos, conforme seus interesses e vagas disponíveis para os cargos, a partir da realização de prova teórico-objetiva única. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de outubro. 

Também estão abertas as inscrições para os candidatos do Processo Seletivo on-line para o Programa de Residência Jurídica da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – PGE/SP. Realizado pela Fundatec, o edital prevê 100 vagas para bacharéis em direito, que estejam cursando pós-graduação lato ou stricto sensu. Serão destinadas 98 vagas para atuação na capital do estado de São Paulo e duas vagas para Brasília. A carga horária semanal é de 20 horas e a bolsa-auxílio é de R$ 1.903,98. As inscrições custam R$ 100 e devem se realizadas até 26 de setembro, exclusivamente pela internet, pelo site onde também estão disponíveis mais informações a respeito de ambos os processos seletivos.

Corte e costura

O projeto social Alinhavando Oportunidades, da Feevale, está disponibilizando oficinas de corte e costura gratuitas para a comunidade, mas as vagas são limitadas. As aulas estão previstas para ocorrer entre 19 setembro e 7 de novembro e as inscrições são até 15 de setembro no feev.as/890137a. 
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895