Soft Skills
Mercado de trabalho, além da formação, valoriza experiências e habilidades ‘não-técnicas’
publicidade
Na hora de se apresentar para o mercado de trabalho é interessante mostrar, além da formação e das experiências, habilidades ‘não-técnicas’ do perfil. Elas são diferentes das aprendidas na faculdade, em treinamentos ou no próprio desempenho das funções. Conhecidas como Soft Skills, as ferramentas comportamentais são características muito pessoais e subjetivas, mas que também podem ser desenvolvidas. Segundo a professora de Gestão em Negócios com foco em Gestão de Pessoas da Fadergs, Ticiana Nunes Moscardini, essas qualidades podem estar indicadas no currículo, dentro dos objetivos, especialmente para quem está mudando de carreira ou voltando ao mercado, mas é na hora da entrevista que elas irão aparecer. Dentre estas estão comunicação, resiliência, adaptabilidade, disposição de aprender e de buscar desafios e soluções.
Algumas habilidades
Disposição de aprender: capacidade de acompanhar evoluções da empresa;
Resiliência e adaptação: perceber possíveis erros e sugerir outros caminhos;
Busca de desafios: identificar oportunidades e sempre ter um propósito.