Culinária gaúcha inspira cardápio

Culinária gaúcha inspira cardápio

publicidade

Ambiente descolado Ambiente descolado vai abri no dia 6 de setembro para o happy Dinner, às 19h


Happy Dinner

Um misto de happy hour com jantar. Um momento informal, mas com todos os elementos de um bistrô. Assim é o happy dinner do Studio dos Aromas que estreia em grande estilo na terça-feira, dia 6, véspera de feriado. Com início às 19h, será um menu confiança com seis serviços (boas vindas, 1° entrada, 2° entrada, 1° prato principal, 2° prato principal e sobremesa), tudo em miniporções criados pela chef Natalie Machado com insumos da estação e produtos da feira. O valor é de R$ 73,00, por pessoa, e as bebidas serão à parte. Reservas são fundamentais, o bistrô tem somente 20 lugares.

 

créditos: Luis Ventura

 

 

Almoço no sábado, dia 10

Uma vez por mês o Studio dos Aromas abre para almoço no sábado. Desta vez, será no dia 10, com dois horários para reserva: 12h e 14h. No menu do dia, no valor de R$ 59,00,  terá cachaça de berga com manjericão e xixo na parrilla do terraço, creme de couve-flor com cogumelos paris, pernil suíno desossado com chimichurri, feijão mexido, couve refogada e moranga caramelada, e torta trufada da Lola. A seguir, confira a receita  do tortéi com charque.

 

 

Tortéi recheado com moranga ao molho cremoso
de tomate assado e charque da casa


 

Ingredientes:

Massa tortéi:

- 1 kg de farinha de trigo (800 g para a massa e 200 g para sovar)

- 200 g de semolina

- 2 colheres (sopa) de óleo

- ½ copo de água

- 6 ovos

- sal a gosto

 

Recheio moranga:

- 1 kg de moranga cabotiá descascada

- sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto

 

Molho cremoso de tomate assado:

- 1 kg de tomate

- azeite de oliva

- sal e pimenta-do-reino a gosto

- 350 g  de creme de leite fresco

 

Ingredientes Charque:

- 1kg de charque

 

MODO DE PREPARO

Charque:

Lave bem a carne em água corrente. Corte a carne em cubos pequenos, de 2 cm  a 3 cm de lado.Coloque a carne numa panela e cubra com água,  para cada quilo de carne, acrescente três colheres de sal.  Leve ao fogo, até que comece a borbulhar e crie uma espuma branca na parte de cima. Desligue o fogo. Escorra, passe a carne na  água corrente e prove um pedacinho pra ver como está o sal. Caso ainda esteja muito salgada, repita novamente o processo.

 

Como cozinhar o charque:

Coloque a carne já dessalgada na panela e cubra com água. Para cada 500 g, cozinhe durante 30 minutos na pressão. Após o cozimento deixe a carne esfriar um pouco e em seguida comece a desfiar. Reserve. Quando estiver  preparando o molho, em uma frigideira coloque azeite de oliva e duas colheres de sopa de manteiga sem sal, logo coloque o charque desfiado até refogar.

 

Recheio de moranga:

Descasque a abóbora e corte-a em pedaços. Cozinhe em uma panela com água por cerca de 20 minutos, até ficar molinha. Escorra a água e tempere a abóbora com sal, pimenta do reino e noz-moscada ralada. Amasse com um amassador, até virar um purê. Reserve.

Massa tortéi:

Despeje 800 g de farinha em uma superfície lisa ou em uma bacia. Abra um buraco no meio da farinha e coloque os ovos, uma pitada de sal, 200 g de semolina, duas colheres de óleo, ½ copo de água. Misture bem até que a massa fique bem homogênea e firme. Em uma superfície lisa sove a massa acrescentando mais farinha. O ponto é quando a massa desgruda da mão. Faça um quadrado com a massa (para não desperdiçar massa quando fizer o corte). Abra bem a massa com um rolo. Enquanto passar o rolo, polvilhe mais farinha para que a massa fique cada vez mais fina. O ideal é que fique bem fininha e firme. Com um cortador de massa ou com uma faca, corte a massa em quadrados de aproximadamente 10 cm. Com o dedo, passe um pouco de água em dois lados do quadradinho, fazendo um L. Com o auxílio de uma colher, coloque o recheio de abóbora no centro de cada quadrado de massa. Feche a massa formando um triângulo. Amasse bem as laterais, para que o recheio não escape. Junte as extremidades maiores do triângulo, colando com mais um pouco de água e vire a pontinha menor para fora. Coloque água em uma panela para ferver. Assim que levantar fervura, mergulhe a massa aos poucos. Adicione um pouco de sal. Assim que a massa boiar, depois de aproximadamente dez minutos na fervura, retire da panela com um escorredor.

 

Molho Cremoso de Tomate Assado

Corte os tomates em oito partes, coloque em uma assadeira e tempere com azeite de oliva, sal e pimenta do reino. Pode acrescentar alguns temperos frescos, como tomilho e manjerona. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por mais ou menos 20 minutos ou até o tomate ficar com os pedaços mais desmanchados. Em uma panela coloque um pouco de azeite de oliva, acrescente os tomates assados e em seguida o creme de leite fresco. Quando o creme de leite começar a levantar fervura, acrescente os tortéis cozidos, mexendo um pouco. Sirva em seguida.

 

Montagem do Prato

Coloque os tortéis com o molho cremoso no prato e ao lado coloque o charque. Finalize com azeite de oliva e se desejar um pouco de parmesão ralado.

 

 

Chef Natalie Machado

Natalie Machado é Relações Públicas com pós-graduação em Marketing e sempre trabalhou com planejamento e execução de eventos empresariais e sociais. Formada em Gastronomia e Alta Cozinha pelo Instituto Gastronômico da Argentina, esteve em 2013, por três meses em Lima no Peru, especializando-se em Cocina Peruana Tradicional, Regional e Moderna no Instituto Le Cordon Bleu.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895