Poesia e afeto na hora do jantar

Poesia e afeto na hora do jantar

publicidade

Chála entre os pães da culinária judaica

Culinária judaica no Bazar Beneficente 


 


A Na’amat – grupo de mulheres judaicas que buscam valorização feminina através de trabalho voluntário – irá realizar o tradicional Bazar Beneficente, agora em sua 58ª edição, no dia 27 de agosto, na Associação Leopoldina Juvenil. Os  visitantes poderão degustar comidas típicas e apreciar shows musicais e apresentações de danças tradicionais. Também em exposição artigos de Israel, itens de cozinha, livros, bijuterias, artesanato e vestuário.


 Os judeus, através do tempo, estão presentes em diferentes países tornando diversificada a sua culinária. A gastronomia judaica pode ser dividida entre os Askenazi e os Sefaradi. Os Askenazis são conhecidos por utilizar menos temperos em suas comidas. Cebolas caramelizadas são a base para o preparo de pratos como frango, kiguels (uma torta de macarrão) e varenikes (massa recheada). Alho e ervas (salsinha e louro) são bastante usados também.  Um condimento importante é a raiz forte para fazer o chrein, um molho de beterrabas, que acompanha o guefilte fish, um bolinho de peixe. Os pães famosos são a chála, bagels e o pão preto. A semente da papoula e o kümel são usados para dar sabor aos pães. Os judeus Askenazis preferem as sobremesas com bastante canela. Em destaque os bolos de mel ou de maçã, o strudel, as tortas e os blintzes (espécie de panqueca).


 A culinária dos Sefaradi carrega nos condimentos. O alho e o limão são sabores muito populares, e o azeite de oliva é a gordura de preferência. Cominho, pimenta e canela são usados para temperar carne e frango. O gergelim é um condimento importante não só para dar sabor aos pães, mas também para fazer tahine (pasta feita com a semente). Pita é o pão preferido, e o grão mais utilizado é o arroz. Alguns feijões como fava, lentilha e o grão-de-bico estão presentes nesta culinária. Azeitonas são o aperitivo favorito, e as sobremesas não são tão importantes na comida Sefaradi. Ao término da refeição, geralmente, são servidas frutas e nozes.


Foto de Tiago Trindade


Salvar

Salvar

Salvar

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895