ANI+: o olhar necessário

ANI+: o olhar necessário

Daisson Flach *

Fotografia de Jorge Neumann integra a mostra que abre hoje no Pier da Usina do Gasômetro

publicidade

Inaugura neste dia 30 de setembro, no belo e icônico Pier da Usina do Gasômetro, a exposição “ANI+” que reúne trabalhos fotográficos de Sérgio de Paula Ramos, Jorge Neumann, Douglas Fischer e Daisson Flach. Quatro fotógrafos com uma paixão comum: retratar a vida selvagem, os animais livres em seus ambientes naturais. Os fotógrafos levam à Galeria Escadaria imagens recolhidas em diferentes momentos, em diferentes lugares, resultantes de suas permanentes incursões em alguns dos mais belos biomas do Brasil e do mundo. A exposição exibe fotografias feitas em parques naturais e reservas de vida selvagem no Brasil, África, Terra do Fogo, Estados Unidos e, por vezes, no quintal de suas casas.


"ANI+" lança um olhar de interesse, admiração e fascínio. Convida a perceber a vida em suas minúcias, a zelar por ela com gentileza e cuidado. Preservar essa diversidade e promover um convívio harmônico com os tantos seres que dividem conosco a grande aventura de viver sobre a Terra é uma tarefa necessária e um dever transgeracional, contínuo, em um tempo de tantas urgências.


Não é mais possível esconder sob discursos antropocêntricos a progressiva deterioração que o ser humano vem impondo aos ambientes naturais, com imensas perdas e progressivo desequilíbrio de relações vitais. Espécies desaparecem em ritmo acelerado, vitimadas pela exploração econômica destrutiva de seus ambientes, caça e pesca predatórias, poluição, contaminação da água, da terra, do ar, aquecimento dos oceanos, com visíveis e nefastas consequências. Ao percorrer a exposição, o público encontrará, em 16 painéis de grandes dimensões, felinos da África e das Américas, aves, insetos, girafas, macacos, répteis, registrados com esmero em seus olhares, movimentos, hábitos, relações. O observador será transportado a outros mundos, com outros sons, de outros cheiros, onde vivem criaturas fantasticamente belas em interações complexas e necessárias com seus ambientes. Emoldurada pelo lindo encontro da cidade com seu Rio (perdoem-me a incorreção, mas o lago é, em meu afeto, um rio), no centro da vida urbana e ao lado de um grande símbolo da capital gaúcha, a Usina do Gasômetro, a exposição ANI+ aguarda as tantas pessoas que por ali passam a celebrar a vida, a amizade, o cair do sol com seus dourados.


A exposição propõe um encontro entre encontros, celebra a beleza da partilha e da diversidade, convida a um olhar que integre tudo o que vive e precisa viver, seres que fogem aos olhos do cotidiano, mas que estão lá, belos, necessários, compondo o grande mosaico da vida.


A curadoria e a realização da exposição são de Marcos Monteiro, idealizador do já consolidado projeto da Galeria Escadaria que vem levando a fotografia, em suas diversas vertentes, de modo permanente e gratuito à população de Porto Alegre e hoje já prepara grandes voos nacionais.


Em razão das obras no Viaduto Otávio Rocha, a Galeria Escadaria, única galeria de arte permanente a céu aberto do Brasil, passa a ocupar outro cartão postal: o Pier da Usina do Gasômetro, como resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa permissionária GAM3.


A exposição “ANI+”, inaugura esse novo espaço expositivo da cidade no dia 30 de setembro (sábado), a partir das 16h. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia seguinte, domingo, 31 de setembro, às 10h da manhã. A visitação ocorre diariamente, até o dia 4 de dezembro. A entrada é gratuita. Arte ao ar livre, aberta, inclusiva, iniciativa de democratização da cultura e de conscientização ambiental. Venham ver!

 

* Advogado, professor e fotógrafo. 


FOTÓGRAFOS PARTICIPANTES
- Daisson Flach - Advogado, professor universitário e fotógrafo. Embora a fotografia tenha sido uma paixão tardia, tem participado de diversas exposições, com trabalhos aceitos e premiados em salões e concursos nacionais e no exterior. Seus temas mais frequentes são a vida selvagem, a música e a arte, com obras no acervo permanente do Museu de Arte de Porto Alegre. Mais recentemente tem realizado incursões pela fotografia poético/documental.

 
- Douglas Fischer – Procurador regional de República e professor de Direito Penal e Processual Penal em vários cursos de pós-graduação pelo Brasil, é fotógrafo amador, natural de Três de Maio. 


- Jorge Neumann – Médico formado pela UFRGS, é membro titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Começou a fotografar na adolescência e com o surgimento das câmeras digitais optou pelos modelos da Sony, usando hoje a Sony A 7 IV. Sendo piloto de planador, voltou suas lentes aos aviões, tendo tido fotos publicadas em revistas do Brasil e do mundo. Participou de duas exposições coletivas, sendo a mais recente no ano passado, no CHC da Santa Casa como parte das comemorações aos 30 anos da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Com o surgimento da pandemia, passou a registrar imagens da natureza, tendo ficado fascinado pelo tema. Tem dois livros de fotos publicados: “Emoldurando Paisagens”, em 2007 e “Vida, Entre o Céu e a Terra”, em 2022. 


- Sérgio de Paula Ramos - Psiquiatra, psicanalista e fotógrafo. Fotografa desde os 15 anos de idade e expôs sua primeira foto na Bienal de São Paulo, aos 17 anos. Desde então participou de várias exposições coletivas e, em 2015, fez sua primeira individual, no Museu de Arte do RS (Margs). Naquela ocasião uma das fotos foi escolhida para o acervo permanente da instituição. Seu foco, nos últimos anos, tem sido a vida selvagem.

INFORMAÇÕES DA MOSTRA
- Exposição “ANI+” 
Abertura: 30 de setembro (sábado). Em caso de chuva, o evento passará para o dia seguinte (1<SC120,176>/10, domingo). 
Hora: a partir das 16h. 
Local: Pier da Usina do Gasômetro 
Visitação: Diária, 24h. 
Encerramento: 4 de dezembro de 2023. 
Entrada franca. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895