Um troféu diz “olhe para ela”

Um troféu diz “olhe para ela”

Adriana Androvandi

America Ferreira recebeu o troféu SeeHer

publicidade

A temporada de premiações para o cinema começou neste mês nos EUA. No último domingo, foi o dia do Critics Choice Awards realizar a sua cerimônia na Califórnia. Um dos prêmios da noite foi o "SeeHer" para a atriz America Ferrera. Este prêmio é concedido a mulheres que advogam por igualdade de gênero, retratam personagens com autenticidade e desafiam estereótipos na indústria.

America é uma atriz norte-americana e filha de pais hondurenhos. Sua trajetória conta com seu papel na TV em "Betty, a Feia". Em “Barbie”, America fez o papel de Gloria, mãe de uma adolescente. A mãe está em crise e seu contato com a boneca a faz refletir sobre a sua vida e a situação das mulheres na sociedade, cobradas a serem equilibradas e perfeitas em vidas sobrecarregadas.

Com o troféu, America é, portanto, mais um símbolo de um espaço que é conquistado ano a ano para mulheres de diferentes origens, etnias, estilos e formas.

Vale lembrar que há dez anos era lançado o filme "Boyhood: Da Infância à Juventude", pelo qual Patricia Arquette ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2015. Seu discurso ao receber o troféu foi um marco clamando por igualdade de salários para homens e mulheres na indústria do cinema. E pelas palavras as demandas são colocadas na mesa.

O troféu de America Ferrera é mais um sinal de que há avanços na representação nas telas, ainda que a luta das mulheres esteja longe de terminar. A própria atriz disse que, quando jovem, queria desesperadamente fazer parte de um legado narrativo no qual não conseguia se ver refletida. Ela destacou que quando começou a trabalhar, há mais de 20 anos, parecia impossível fazer uma carreira retratando personagens latinas. Mas ela conseguiu.

“Qualquer tipo de corpo, qualquer gênero — todos nós somos dignos de ter nossas vidas refletidas de forma rica e autêntica”, disse a atriz.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895