Calor e água esverdeada levam muitos veranistas para o banho de mar

Calor e água esverdeada levam muitos veranistas para o banho de mar

Apesar de algumas nuvens, uma grande quantidade de pessoas aproveitou na orla de Torres

Chico Izidro

Vernaistas lotaram a faixa de areia em Torres

publicidade

O calor chegou com tudo nesta sexta-feira, marcando o começo do penúltimo final de semana da temporada de verão no litoral gaúcho. Em Torres, os termômetros dispostos ao longo do calçadão marcavam assustadores 43 graus, mas felizmente estavam errados por alguma falha no sistema. Na realidade a temperatura estava em 29ºC. O céu estava um pouco nublado, a água morna e esverdeada, e com ondas pequenas, propiciando para que os turistas se banhassem tranquilamente e brincassem.


O que chamou a atenção foi uma presença bastante significativa de famílias abrigadas sobre guarda-sóis, com os pais observando os filhos brincando de bola ou de pega-pega. Também muitas pessoas estavam sentadas, lendo livros ou tomando o tradicional chimarrão. Enfim, o clima era dos mais alegres na cidade litorânea mais ao Norte do Estado.


O veranista Clóvis Villaqua, de Gravataí, na Grande Porto Alegre, contou estar em seu último final de semana de férias, e lamentou, pois gostaria de ficar um pouco mais. "Já estou triste, queria permanecer em Torres. Quem sabe quando me aposentar não venha morar aqui?", sonhou.

"Fevereiro foi um mês excelente, de muito sol e água limpa. Posso dizer que entrei no mar praticamente todos os dias. Tanto que peguei um bronze", brincou. Clóvis veio para Torres junto com familiares no começo deste mês. Mas contou que enquanto eles, por muitas vezes, preferiam ficar em casa, Clóvis queria mesmo estar na beira do mar. "A gente passa o ano todo naquele sufoco de trabalho, correria, sem contar o calor. Então, quando estou aqui, quero mais é aproveitar", disse, antes de voltar para a água.


Por sua vez, a professora Maria Helena Carrara, afirmou amar Torres "de paixão". "Venho para cá há várias décadas", recordou ela. "E o que está sendo esta manhã? Este sol, esta água?", vibrou. Maria Helena é mais uma veranista afirmando que seu sonho de aposentadoria é o de morar no litoral. "Com o acréscimo que já tenho casa aqui. Bastaria convencer o meu marido", brincou. Ela revelou ainda que esta época é a melhor, pois a praia está praticamente sem turistas - afinal, o ano começa depois do carnaval. "Então as pessoas têm de voltar ao trabalho, e isso aqui fica mais sossegado. Não que eu não goste de turistas, mas gosto mais de calmaria", completou.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895