Dinheiro sobrando

Dinheiro sobrando

Mas Lula e Janja, é claro, podem.

Guilherme Baumhardt

publicidade

Lula e Janja torraram cerca de R$ 200 mil dos contribuintes brasileiros no luxuoso hotel The Leonardo, em Joanesburgo (África do Sul). Em oito meses, o lulopetismo já gastou mais de R$ 25 milhões em viagens internacionais – dados obtidos via Portal da Transparência e publicados pelo jornalista Cláudio Humberto. Importante: a cifra não contabiliza o custo com os aviões da FAB.

Ostentar pode? Depende...

Mas Lula e Janja, é claro, podem. O problema é você, da classe média, que decide ostentar ao comprar mais de um aparelho de televisão para casa. Absurdo? Lula disse isso, no ano passado. “Nós temos uma classe média que ostenta um padrão de vida que nenhum outro lugar do mundo a classe média ostenta. Não precisa ter uma televisão em cada sala! Uma televisão já está boa!”, disse o palanque ambulante. Na mesma manifestação, Lula foi além: “O que faz uma pessoa com um barco de 400 milhões de dólares? Nada! O que faz uma pessoa com uma casa de 17 cômodos? Nada!”. E eu devolvo: o que faz um presidente que torra milhões do pagador de impostos brasileiro em caríssimos hotéis mundo afora? Respondo: Nada!

Milei I

À medida que a campanha avança e novas pesquisas saem do forno, as chances de vitória de Javier Milei parecem ser maiores do que muita gente imaginava. Há dois cenários possíveis e que favorecem o libertário. Um deles seria a vitória em primeiro turno. O outro seria enfrentar o peronista e esquerdista Sergio Massa, na segunda etapa. Ambos são alimentados por uma migração de votos. Eleitores que optaram nas primárias pelo grupo liderado por Patricia Bullrich, podem votar em Milei já no primeiro turno, após o desempenho surpreendente em agosto, quando ficou em primeiro lugar. Ainda há muito tempo até o dia da votação, e os ataques contra o libertário se intensificaram, mas deixem as barbas de molho: a Argentina tem chances reais de ter o roqueiro liberal na Casa Rosada.

Milei II

O argentino agora está no centro das atenções. E, para a esquerda latino-americana, virou uma espécie de vilão número um. Singela sugestão a quem não conhece Javier Milei: acessem o YouTube, coloquem o nome do libertário e a expressão “TEDx”. Há um vídeo de quase vinte minutos, de uma apresentação para o projeto TED Talks, feita quatro anos atrás. É uma ótima amostra sobre Milei, liberdade e capitalismo.

Balão de ensaio (furado)

O PSDB ensaiou um renascimento de Aécio Neves, uma espécie de fênix ressurgindo das cinzas. Alguns portais de Brasília aventaram, inclusive, a possibilidade de ter o mineiro novamente como o nome tucano para a disputa presidencial de 2026. Balela. A estratégia é outra. Aécio deve “rivalizar” (assim mesmo, entre aspas) com Eduardo Leite dentro de uma tática na busca por espaço midiático. Uma crítica aqui, uma alfinetada lá, tudo para conquistar manchetes e luzes no noticiário. Agora, a dura realidade: o único nome tucano com alguma chance na próxima eleição é o do governador do Rio Grande do Sul, que, aliás, não terá vida fácil, especialmente se a polarização de 2018 e 2022 se repetir. De qualquer forma, se o colunista estiver errado na análise e o PSDB insistir com Aécio como presidenciável, só restará ao partido caminhar rumo ao ostracismo.

Perda de tempo

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, marcou para o dia 30 de agosto a retomada do julgamento sobre o marco temporal da terra – um desperdício de tempo, energia e dinheiro do contribuinte, já que bastam meia dúzia de neurônios para entender o que está posto na Constituição de 1988. Pois bem, diante de um julgamento que sequer deveria ter avançado na Suprema Corte, o Congresso Nacional se mobilizou e enfrentou o tema para conferir segurança jurídica ao assunto. Um novo texto deve ser votado (e muito provavelmente aprovado) em breve, dando fim à polêmica. Em tempo: Rosa Weber deixará o STF em breve, em função da aposentadoria compulsória.

Pavinatto em Porto Alegre

O jornalista e advogado Tiago Pavinatto autografa hoje, sábado, o livro “Da Silva: A grande fake news da esquerda”, na Livraria Santos, no Pontal Shopping, a partir das 18h. A obra trata do bandido Lampião, um criminoso idolatrado no país.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895