Risco de confronto total

Risco de confronto total

Ataques russos podem ter arma nuclear e Ocidente responde à ameaça

Jurandir Soares

publicidade

A decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de anexar 15% do território ucraniano está provocando uma reação do Ocidente que vai das palavras contestatórias até uma possível reação militar. O pedido formulado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de uma imediata adesão de seu país à Organização do Tratado do Atlântico Norte pode ser o elemento desencadeador de uma guerra mais ampla e de proporções inimagináveis.

O fato é que o mundo civilizado está assistindo estarrecido as atrocidades que Putin vem cometendo impunemente. A mais recente foi o bombardeio na região de Zaporizhzhia, matando cerca de 30 civis, incluindo um comboio humanitário. As sanções que estão sendo aplicadas à Rússia não o abalaram. Ele tem ainda a seu favor o gás, do qual a Europa é dependente. Com isto, resolve ir adiante, anexando parte da Ucrânia e ameaçando com uso de arma nuclear se alguém resolver atacar a região tomada.

Ação que provoca reação. O presidente americano, Joe Biden, fez questão de alertar que as forças militares dos Estados Unidos na Europa estão de prontidão. É lógico que tanto a ameaça nuclear de Putin quanto a prontidão das forças de Biden fazem parte do jogo político. Só que, quando a política falha, segue-se a máxima do general prussiano Clausewitz: vem a guerra. Porque, segundo ele, a guerra é a continuação da política. E para esta guerra Zelensky está apostando na Otan. Quer uma adesão imediata de seu país à organização para ter um amplo respaldo. Baseia-se no que aconteceu recentemente com Suécia e Finlândia. “Vimos como a Finlândia e a Suécia seguiram o caminho sem um plano prévio para se tornarem membros da Aliança, e isso é justo e será justo também para a Ucrânia," disse.

Não é provável que a Ucrânia consiga sua adesão à Otan com a mesma rapidez com que obtiveram os dois países nórdicos. Uma tomada de decisão nesse sentido pode significar a entrada da organização atlântica na guerra contra a Rússia, com as chamadas consequências imprevisíveis. Mas o fato é que, diante do que está acontecendo, corre-se sério risco de isto acontecer.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895