Coluna de Cultura

Coluna de Cultura

Adriana Androvandi – Interina

Correio do Povo

A Cia Rústica apresenta o espetáculo O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só protagonizada pelo ator Heinz Limaverde

publicidade

Circo-teatro

Um dos mais novos espaços artísticos de Porto Alegre, a Zona Cultural (av. Alberto Bins, 900), Centro Histórico, vai completar um ano de atividades no próximo dia 8 de março. Pra comemorar, a trupe de artistas que administra o centro cultural vai promover, nessa data, o Aniverzona — uma grande festa com intervenções teatrais e musicais.

No mesmo mês, a programação de aniversário terá ainda a reestreia de um grande sucesso da Cia Rústica: o espetáculo “O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só”. Em cartaz há 13 anos, a peça é protagonizada pelo premiado ator Heinz Limaverde. Em 2011, a produção conquistou os troféus Açorianos de melhor direção para Patrícia Fagundes e melhor figurino para Daniel Lion.

Em cena, vários personagens do imaginário circense ganham vida na pele de um único intérprete. As referências foram garimpadas nas tradições das velhas lonas de interior. Elementos clássicos do circo, o humor e a poesia são as principais marcas da peça. Em cena, Heinz canta ao vivo — com trilha sonora e preparação vocal de Simone Rasslan — e as coreografias são assinadas por Cibele Sastre.

Livro

Neste dia 7 de janeiro, celebra-se o Dia do Leitor. Algumas novidades para os amantes dos livro: a Feira do Livro de Porto Alegre deste ano será de 1 a 17 de novembro. O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Max Ledur, foi reeleito para a presidência da instituição em reunião realizada no final de dezembro e fica no cargo por mais 2 anos. “Será uma edição especial, porque a Feira completa 70 anos”, antecipa Ledur.

Desenho em Torres

A “Pequena Academia de Arte” é uma iniciativa do artista plástico Jorge Herrmann, que ao longo do ano promove cursos com o objetivo de estimular a percepção da realidade a partir dos fundamentos da arte. Herrmann estruturou o curso em duas versões, uma teórica e outra prática.

No dia 15 de janeiro, começa o primeiro módulo prático do ano, que terá como motivação temática a Arte Brasileira. A metodologia do curso sempre se dá a partir de referências de artistas históricos, cujas obras sejam capazes de estimular os alunos a fazer experimentos práticos com o desenho e com a pintura. O professor acompanha os alunos e desenha com eles.

A cada mês, um novo módulo é iniciado. Em fevereiro, o tema programado é o dos Realistas Franceses. Jorge Herrmann é artista plástico graduado em Desenho pela Ufrgs. Desde 2023 reside em Torres. O ateliê do artista fica na rua Julio de Castilhos 874, área central de Torres. As inscrições e informações podem ser obtidas pelo whats (51) 9924-07038.

Revisita aos anos 60

O escritor Airton Ortiz, famoso por escrever livros de crônicas sobre suas viagens pelo mundo, tendo também livros infantis e de ficção em sua carreira, está preparando uma nova publicação. O autor, que já foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2014 e é atualmente o presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, revisita fatos marcantes dos anos 60, “a década que valeu por um século” diz ele.

“Estou escrevendo ‘Sessenta’, um livro com 60 minirreportagens (quatro páginas cada uma) sobre os 60 acontecimentos mais emblemáticos dos anos 60, revisitados 60 anos depois por alguém com 60 anos”, diz o autor. Começa com Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço, e termina com o Festival de Woodstock. Ortiz destaca: “Os acontecimentos foram escolhidos levando em consideração a minha escolha pessoal, especialmente pela importância que tiveram na minha vida. É a minha leitura pessoal da década, não é uma pesquisa científica”, explica. “Devo lançar na Feira do Livro de Porto Alegre”, antecipa com exclusividade para a coluna.

Ética a Nicômacos

O professor e pesquisador Marcus Boeira, que leciona Filosofia do Direito e Lógica Jurídica na Ufrgs e é mestre e doutor pela USP, vai ministrar um curso on-line a partir do livro "Ética a Nicômacos", de Aristóteles. Cada capítulo do livro será trabalhado em duas aulas.

Com previsão de 20 aulas, o início será em 23 de janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 22. Boeira divulgou em um vídeo em seu Instagram a proposta e explica qual metodologia irá utilizar (não será um curso em nível de doutorado nem tampouco para totalmente iniciantes, mas para um nível de escolaridade próximo ao de uma graduação). É preciso se comprometer com a leitura do livro durante o curso.

O vídeo está disponível na página do Instagram @dalighierimb (o nome da página é uma homenagem ao poeta e escritor italiano Dante Alighieri, de quem o docente é fã). Informações sobre inscrições podem ser obtidas também através da página @vitorrtroian.

O jornalista titular está em férias.

Adriana Androvandi – Interina


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895