Cultura

Cultura

Por Adriana Androvandi - Interina

publicidade

TEATRO

A atriz Vera Fischer retorna à cena, após quatro anos, estrelando a peça "Quando Eu For Mãe Quero Amar Desse Jeito" ao lado da gaúcha Larissa Maciel e do carioca Mouhamed Harfouch. A montagem tem texto inédito de Eduardo Bakr e direção de Tadeu Aguiar (também diretor do musical “A Cor Púrpura”, que passou pela capital gaúcha com elogiada temporada recentemente). O espetáculo marca a chegada dos 55 anos de carreira de Vera Fischer, que interpreta dona Dulce Carmona, uma septuagenária que recebe a notícia de que seu único filho vai se casar com uma mulher que ela não conhece. A partir daí, a comédia ácida mostra a luta de uma mãe obcecada para dar ao filho um futuro digno de sua “classe social”. 
O espetáculo estreia em Porto Alegre com curta temporada de 10 a 12 de junho no Theatro São Pedro. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

MÚSICA
Thiago Ramil anuncia o show de lançamento do álbum "O sol marca O andar do tempo E a imensidão do universo Todo dia". Será no dia 10 de junho no palco do Agulha. Este trabalho reúne quatro EP’s visuais gravados em 2021, durante a pandemia, com diferentes produtores musicais e diretores. Desenvolvido no período de isolamento social, carrega uma interessante contradição: é o disco com mais participações, artistas e agentes culturais envolvidos e foi feito todo à distância. “Isto trouxe uma grande complexidade para a produção do trabalho, pois tivemos que nos adaptar ao processo de gravação em casa, tratar da própria engenharia de captação de áudio e gravar-se sozinho. O resultado que conseguimos no curto período de quatro meses que previa o edital é algo que me orgulha muito. Conseguimos realizar com êxito e profissionalismo”, afirma Thiago.

Dado

Ao som da banda Groove das Gu (formada só por mulheres), o Dado Bier Food Hall, no Bourbon Country, anunciou para convidados, na última terça-feira, que está abrindo o espaço para eventos, sociais ou corporativos. Uma destas áreas fica no piso superior do estabelecimento. "São sete cozinhas especialistas no que fazem ao redor da microcervejaria", explica a curadora gastronômica Manoela Bertaso, filha de Eduardo Bier e Fernanda Bertaso. As sete operações contam com pizzas, cozinha italiana, grelhados e assados, burguers, sanduíches, sushis e delícias uruguaias, além da cerveja da casa e drinks autorais, entre outras opções. "Os eventos aqui não ficam limitados ao horário do shopping", diz Manoela, ressaltando que os encontros podem se estender além das 22h.

Nova diretoria na ACCIRS
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) teve eleição para nova diretoria neste mês. O novo presidente é Danilo Fantinel e a vice-presidente, Mônica Kanitz. A dupla participou da comissão responsável pela produção do livro “50 Olhares da crítica sobre o cinema gaúcho”, financiado pelo ProCultura RS, patrocinado pela JBL Harman e correalizado pela Opinião Produtora como parte do projeto Cine Rock. O lançamento ocorreu em março passado, ainda sob gestão da diretoria anterior, liderada pela crítica, pesquisadora e professora Fatimarlei Lunardelli. É uma iniciativa inédita no Estado ao reunir reflexões em torno de filmes produzidos desde a década de 1950 até 2020. O livro pode ser adquirido no site da associação através do preenchimento de um formulário. E também na livraria Taverna, que fica no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Acessibilidade para o cinema
Uma das mais experientes produtoras de audiovisual e cinema do Rio Grande do Sul vai ministrar uma oficina com o tema “Acessibilidade para o Cinema”. É a mestra em Comunicação Acessível Marilaine Castro da Costa. A oficina tem como objetivo apresentar e analisar os recursos de acessibilidade para o audiovisual, tratando de questões relacionadas aos conceitos, produção e execução de audiodescrição, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legenda para surdos. Além disso, traz um convidado, o audiodescritor Felipe Mianes.
A oficina, que será de 13 a 28 de junho, faz parte do projeto de capacitação profissional “Revelando o Rio Grande”, promovido pela Secretaria da Cultura (Sedac-RS) por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). Os encontros ocorrerão virtualmente pela plataforma Zoom, das 9h às 12h. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895