Entre a cultura gastronômica, o jazz e o vinho

Entre a cultura gastronômica, o jazz e o vinho

Coluna deste domingo destaca a experiência única do Embaixada Gourmet Experience no Food Hall do Dado Bier e também o Bento Jazz & Wine Festival, nos dias 12 e 14 de dezembro

O quarteto de chefs do EG Experience: Douglas Barcellos, Vinícius Gomes Cézar, Marcelo Salem e Luis Caballero

publicidade

Uma experiência exclusiva
Nas últimas duas décadas, é grande o movimento de organizações e legisladores para reconhecer a gastronomia como atividade cultural, definidora da identidade de um povo e pela inclusão de símbolos da gastronomia de cada cidade e estado como patrimônios culturais imateriais chancelados pela Unesco. Enquanto isto não vira regra, algumas iniciativas tentam valorizar a gastronomia como experiência única. A Embaixada Gourmet  retornou no final de novembro com seus jantares exclusivos para grupos de até 20 pessoas dentro do Food Hall Dado Bier (Túlio de Rose, 100). Os chefs Douglas Barcellos, Marcelo Salem, Vinícius Gomes Cézar e o peruano Luis Caballero, formam o time de residentes. A partir de trabalho de pesquisa, o grupo quer fomentar a cultura gastronômica promovendo encontro de chefs e  público. A programação segue até 19 de dezembro, com o quarteto apresentando semanalmente menus especiais com elementos da culinária local e internacional. Com novas orientações de saúde, o projeto sofreu mudanças. Originalmente, os jantares eram servidos em mesa coletiva e os pratos finalizados na frente do cliente. No novo formato, o ambiente, que fica em área reservada do food hall, ganhou mesas separadas para até quatro pessoas, revestidas com tecido antiviral. No conceito de cookshow, os participantes acompanham detalhes do preparo através de cozinha aquário. “A proposta é voltada a uma experiência exclusiva de gastronomia e entretenimento, pensada para quem aprecia uma refeição de qualidade, preparada com diferentes técnicas e deseja conhecer de perto o trabalho dos chefs”, ressalta o empresário Lúcio Martins. Detalhes: embaixadagourmet.com.br, fone/whats 51 99223 2004 e Instagram @eg.experience.
 
 
 
Para apreciar Jazz e Vinho
 
O jazz vai tomar conta da serra gaúcha no próximo sábado, dia 12 de dezembro, durante o primeiro Bento Jazz Wine Festival – Edição On-line. O evento será um preview do Festival, que ocorreria em março, e em virtude da pandemia do coronavírus foi transferido para novembro de 2021. A programação contará com nomes como Quarteto New Orleans, Zoca Jungs Trio, Al Jazzeira, Eletric Blues Celebration e Trebbiano. Os shows serão realizados na Via del Vino, com transmissão on-line, além de dois masterclasses, no dia 14 de dezembro, também com transmissão nos canais de redes sociais do Festival @bentojazz&winefestival. O realizador e curador do Bento Jazz Wine Festival, Carlos Badia, acredita que “a realização desta edição especial, em momento de tanta dificuldade para a atividade cultural, não deixa de ser uma afirmação da força e importância do setor cultural na cidade e no estado do Rio Grande do Sul, e isso carrega junto uma luz de esperança e confiança na Cultura, em um ano cruel para os profissionais da área”. Em caso de chuva ou mudanças na bandeira do distanciamento controlado, o evento será transferido para Fundação Casa das Artes e terá transmissão exclusivamente on-line. O festival integra a programação do Natal Bento. Tem o patrocínio da Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e apoio do Hotel Vinocap, Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Casa das Artes e Lato Design. A realização é da Experimentais – CriaCultura e MS Produções.
 
PROGRAMAÇÃO
Sábado - 12 de dezembro
Local: Via del Vino
Quarteto New Orleans: 16h às 16h50
Zoca Jungs Trio: 17h10 às 18h 
All Jazzeira: 18h20 às 19h10
Eletric Blues Celebration: 19h30 às 20h20
Trebbiano: 20h40 às 21h30
Tranmissão pelas redes no @bentojazz@winefestival
 
Masterclasses
No dia 14, serão apresentadas de forma on-line masterclasses com Zoca Jungs e Julio Herrlein. As aulas serão transmitidas pelas redes. 
15h
Tema: "Composição e Apreciação de Formas Musicais no Jazz e na Música Popular"
Ministrante: Prof. Dr. Julio Herrlein (Chumbinho)
Tema: “A Guitarra Genuinamente Brasileira: uma viagem pelo mapa musical brasileiro a bordo da guitarra. Estilos, histórias e músicas dos principais nomes da nossa guitarra”.
Ministrante: Prof. Zoca Jungs (Lajeado)
 
 
 

Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895