Glênio Póvoas será homenageado em Santa Maria

Glênio Póvoas será homenageado em Santa Maria

Por Adriana Androvandi - Interina

Adriana Androvandi

Troféu Vento Norte, do festival Santa Maria Vídeo e Cinema

publicidade

Cinema

O Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) terá seu lançamento em 17 de maio, dia do aniversário da cidade de Santa Maria. Conforme o coordenador artístico do evento, Luiz Alberto Cassol, o homenageado deste ano será o cineasta, professor universitário (PUCRS) e pesquisador Glênio Póvoas. O tema desta edição é “Memória”, com o foco tanto em relação ao cinema como ao país. “Glênio tem uma relação orgânica com o festival, já participou inúmeras vezes do evento”, explica Cassol. Além disso, com o tema proposto, nada mais apropriado do que destacar um pesquisador que já encontrou raridades na área da produção cinematográfica gaúcha, como o fragmento filmado por Eduardo Hirtz em 1909, em Santa Maria. 
A premiação do festival, o troféu Vento Norte (foto), voltará a ser entregue neste ano, já que no ano passado o evento não ocorreu devido à pandemia. Esta edição será possível por recursos da Lei Aldir Blanc e apoiadores locais. 

Contos
O escritor, docente, pesquisador e documentarista Rafael Valles lança o livro de contos “Ensaio sobre o grito” (editora Metamorfose, 2021). A obra traz histórias com personagens que se deparam com o desejo de mudar as suas vidas, para não ficarem condenados ao próprio silêncio. Só que, para isso ocorrer, precisam enfrentar a realidade, as perdas e as suas escolhas pessoais. Entre as personagens, uma dona de casa que atende uma convocação a dublê em uma produção cinematográfica. É possível encontrar a obra na Livraria Bamboletras (WhatsApp 51 99255-6885).

Literatura
A FestiPoa Literária 2021 vai começar na próxima quinta-feira, com programação de cinco dias. Esta será a primeira edição 100% virtual da festa literária e terá a participação de cerca de 50 convidados. Os autores homenageados vão estar na mesa de abertura do evento, no dia 13 de maio, às 19h: Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz. Eles vão falar sobre suas carreiras literárias, com mediação da poeta pernambucana Luna Vitrolira. Haverá tradução em Libras.
Também vão participar Angélica Freitas, Clarice Müller, Conceição Evaristo, Criolo, Itamar Vieira Júnior, Teresa Cristina, Letrux, Ricardo Aleixo, Luedji Luna e Paulo Lins. A programação será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube e redes sociais do evento, com acesso gratuito.

Jornada Cultural
O Instituto do Câncer Infantil promove a primeira “Jornada Cultural - A Cultura faz o Bem”, que terá palestras on-line e exibição de espetáculos teatrais gravados. A programação começa na próxima segunda-feira, às 19h, com palestra do filósofo e escritor Mário Sergio Cortella, que vai falar sobre “Mudar é complicado? Acomodar é perecer!”. De terça a quinta-feira, haverá um novo palestrante a cada dia, sempre às 20h: Nando Campos (dia 11), Marcos Piangers (dia 12) e Alê Garcia (dia 13). No dia 14, será realizada sessão da peça “Se Meu Ponto G Falasse”, 20h. O encerramento será no dia 15, com a peça infantojuvenil “O Reino Infante”. A renda obtida com as inscrições será revertida para a instituição. Ingressos na plataforma Sympla.

Dança e diversidade
A bailarina Giulia Baptista Vieira (foto) integra o projeto “Dance a Diversidade”, série de 21 vídeos criados a partir de um desdobramento da pesquisa e do trabalho da companhia Macarenando com o procedimento “Dance a Letra”, que já deu origem a diversos espetáculos e obras em vídeo. A estreia está marcada para 17 de maio. Com orientação coreográfica de June Machado, será possível conferir diariamente, nas redes sociais da Macarenando, performances dos bailarinos Aline Karpinski Dias, Arthur Bonfanti, Chiarah Cohén, Daniela Aquino, Dani Dutra, Dani Boff, Denis Gosch, Diego Mac, Eduardo Richa, Freda CortezeJuliana Rutkowski e Nilton Gaffree Jr, além da já citada Giulia. A dupla de diretores é formada por Diego Mac e Gui Malgarizi. Uma masterclass gratuita dia 12 de junho, destinada a artistas LGBTQIA+ do Estado, encerra a programação. Inscrições no http://bit.ly/masterclassdanceadiversidade. O projeto ganhou o Edital de Criação e Formação - Diversidade das Culturas da Lei Aldir Blanc no Estado do RS.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895