Batman e Godard

Batman e Godard

Marcos Santuario

Cineasta Jean-Luc Godard que morreu nesta semana aos 91 anos

publicidade

 

Talvez você não saiba mas, desde 2014, quando completou 75 anos de existência, todos os anos, é comemorado a cada terceiro fim de semana de setembro, o dia do Batman. Eis que chegou a data deste ano. Justamente na semana em que o cinema perdeu um de seus gênios: Godard (foto). É o momento em que fãs de todo o mundo se dedicam a realizar homenagens. Alguns ao grande cineasta, outros ao homem-morcego. 
Os dois foram e seguirão sendo inspirações. Em seus universos e em suas latitudes. Inspirando gerações de seguidores. Uns com o olhar sobre o herói, mas também sobre os vilões contra os quais ele sempre lutou. Outros com a visão do mestre do cinema, provocador, transgressor e hipertalentoso. 
Não é segredo que Batman é a “identidade secreta” de Bruce Wayne, um homem de negócios que, quando criança, testemunhou o assassinato dos pais. Foi marcado para sempre, com a dor da perda e o desejo de encontrar a justiça. Treinou para ser o melhor, física e intelectualmente. A criação foi dos norte-americanos Bob Kane e Bill Finger, e apareceu nos quadrinhos em 1939. 
Godard foi uma criação dele mesmo, de sua história de vida e de suas escolhas estéticas e narrativas. 
Com a magia do cinema encantaram e continuarão encantando o mundo inteiro, criando empatia além das fronteiras. E isso é uma das forças da arte, do audiovisual em especial. Produzir uma imersão individual ou coletivamente, nos permitindo viver muitas histórias, muitas vidas e muitos recomeços. Com criadores e criaturas. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895