Cultura e hábitos

Cultura e hábitos

Marcos Santuário

Assistir séries on-line, como "The Crown", também teve crescimento

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Em um mundo que se transforma a cada segundo é fundamental ir se atualizando sobre os hábitos das populações. No campo cultural brasileiro esta preocupação vem ocupando espaços importantes entre produtores, incentivadores e divulgadores das mais diferentes áreas. Comparado a 2022, o ano passado foi de mais atividades culturais realizadas pelos brasileiros. Os números são da quarta edição da pesquisa Datafolha/Fundação Itaú sobre Hábitos Culturais no país, apresentados no último mês de 2023. Como era de se esperar, o tal crescimento foi puxado pelo consumo on-line.

Mas os amantes da presencialidade não devem desistir. É que atividades presenciais como apresentações artísticas, exposições e visitas a museus e centros culturais também registraram forte crescimento, segundo aponta a pesquisa. Vamos aos números: 96% dos entrevistados declararam ter realizado atividades culturais em 2023, entre on-line e presenciais. Quando questionados se realizaram as atividades antes de 2023, o índice verificado é de 89%.

A pesquisa ouviu 2.405 pessoas de 16 a 65 anos em todas as regiões do país. Foram entrevistas presenciais e telefônicas, entre os dias 1° e 28 de setembro. O resultado também aponta que, ouvir música e assistir filmes e séries em plataformas de streaming são as atividades culturais mais realizadas pelos brasileiros. O consumo de filmes e séries on-line avançou de 70%, no ano passado, para 74% dos indivíduos entrevistados este ano. Parece que o consumo de podcasts foi outro destaque do levantamento. Caiu no gosto dos brasileiros e 48% dos entrevistados dizem ter realizado este tipo de atividade em 2023. Enquanto isso, a leitura de livros on-line e e-books também experimentou crescimento. Saltou de 30% dos indivíduos, em 2022, para 42% da amostra na pesquisa de 2023. Olhar para estes dados faz pensar sobre que conteúdos estão sendo consumidos.


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