Cultura em tela e Praça

Cultura em tela e Praça

Colunista e crítico Marcos Santuario elenca as atrações nacionais nos cinemas e o final de semana da Feira do Livro

Marcos Santuario

Produção nacional 'Carvão' está em cartaz nos cinemas

publicidade

Dias de arte e diversidade em atrações no mundo da cultura estão sendo vividos em Porto Alegre. Nos cinemas, boas estreias. Na Praça da Alfândega, a Feira do Livro de Porto Alegre. Começando pelas telonas, têm estreias de produções brasileiras que já foram vistas pelo mundo, mas chegam agora para o deleite do público local. Exemplos marcantes e que merecem ser vistos são os filmes “Clube dos Anjos”, de Angelo Defanti, e “Carvão”, de Carolina Markowicz (foto abaixo). O primeiro teve sua primeira exibição brasileira no Festival de Gramado deste ano e marca uma adaptação envolvente do livro homônimo de Luis Fernando Verissimo, lançado em 1998. Só depois de algumas conversas com a produtora Sara Silveira conseguimos que a obra, que ficou pronta no ano da pandemia, fosse guardada para Gramado. E valeu a pena. A confraria de amigos que se reúne constantemente para curtir uma “boa mesa” no filme de Defanti conta com os talentos de Matheus Nachtergaele, Otávio Muller, Ângelo Antônio, Augusto Madeira, César Mello, Marco Ricca, Otavio Muller, Paulo Miklos e o português Antonio Capelo. E tem ainda trilha sonora de André Abujamra, que também mostra uma boa atuação na trama. Delícia de texto, levado às telas com delicadezas.

O outro filme brasileiro que chega às telonas assisti na recente edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), ao lado de um público atento e interessado no trabalho da diretora Carolina Markowicz (na foto, ao lado das atrizes Maeve Jinkings e Camila Márdila). “Carvão” nos leva até uma pequena cidade do interior, onde uma família se envolve em trama ao hospedar um fugitivo, em troca de recompensa financeira. O enredo chega a desfecho surpreendente, remetendo a uma cruel imagem de um país que vê os absurdos serem naturalizados.
E para os amantes dos livros e da literatura, a 46ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre pode ser sempre aquele passeio ao ar livre, envolto em muita cultura e descobertas. Minha sugestão é: sábado assistir ao norueguês Geir Gulliksen e a escritora Noemi Jaffe dos livros; e, domingo, acompanhar o talentoso ator, diretor e agora escritor Lázaro Ramos. Programaço!


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895