Liberdade ou Barbie?

Liberdade ou Barbie?

'Sound of Freedom' é de 2018

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A gente gente pode até não gostar, mas a boneca rosada tem emplacado uma marca, nas salas de cinema, a considerar. Pelos dados recentes do Índice Cielo do Varejo Ampliado (Icva), o faturamento dos cinemas no Brasil cresceu 89,7% após o lançamento do filme “Barbie”. Foi considerada a semana da estreia de 20 a 26 de julho, em relação ao período similar de 2022. O número representa as vendas de mais de 50 redes de cinema em todo o país. Considerando apenas o faturamento de shoppings, onde a maioria dos cinemas está concentrada, o crescimento foi de 6,2%.

O filme da “Barbie” tem alcançado um sucesso mundial de bilheteria e, no Brasil, não é diferente. Os números apontam uma evolução significativa na receita dos cinemas e de segmentos relacionados após a estreia do longa. Os próprios realizadores da pesquisa apontam que a estreia de “Oppenheimer”, que também desperta a atenção de um público amplo, tenha contribuído, ainda que em menor escala, para esse resultado expressivo. As regiões que mais movimentaram os shoppings na estreia do filme, ainda segundo a pesquisa, foram o Sudeste (+6,8%) e o Norte (+6,5%). Na sequência, aparecem Sul (+5,9%), Nordeste (+5,3) e Centro-Oeste (+4,5%).

O fenômeno cinematográfico da boneca já nos leva a fazer uma comparação do título com outro fenômeno. Este mais “fantasma”, e que ainda não chegou às telas brasileiras. Trata-se do polêmico sucesso do verão dos EUA, longa-metragem intitulado "Sounds of Freedom”, “Som da Liberdade” em português, e rodado em 2018 com fundos de investidores mexicanos. O filme já havia arrecadado mais de 130 milhões de dólares nas salas de cinema da América do Norte até o final de julho. Valor considerável já que o orçamento da produção foi de cerca de 14,5 milhões de dólares, aproximadamente R$ 70 milhões.

Na tela, a versão da verdadeira história de um ex-agente do governo que resgata crianças das guerras de criminosos colombianos que operam uma rede de exploração. Já arrecadou fãs e detratores em todos EUA, o que nos faz pensar que por lá também metade considera "mal encarnado" um filme que a outra metade adora. A estreia em países latino-americanos está prevista para 31 de agosto. No Brasil ainda não há confirmação.


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