Olá, Clarice!

Olá, Clarice!

Em sua coluna semanal, Marcos Santuario fala sobre a produção "Clarice", em cartaz na Amazon Prime

Marcos Santuario

Produção "Clarice" entrou em cartaz na plataforma Amazon Prime

publicidade


Esta foi uma semana marcada por perdas importantes no mundo da arte e da cultura no Brasil. As mortes de Bebeto Alves, Gal Costa e do diretor Roberto Guilherme, mais conhecido pelo papel de Sargento Pincel em “Os Trapalhões”, transportam estes nomes no alto das memórias coletivas. Da mesma forma, há personagens em filmes que, mesmo com o fim das produções permanecem vivos no imaginário social.  
Um destes títulos que remete a um sucesso já visto é “Clarice”, que recentemente entrou em cartaz na plataforma de streaming Amazon Prime. A série é uma continuação do clássico que forjou a carreira da talentosa atriz Jodie Foster, em “O Silêncio dos Inocentes”, de 1991. O original é uma mescla de suspense, drama e terror, dirigida por Jonathan Demme e estrelada por Foster, Anthony Hopkins, Ted Levine e Scott Glenn. Baseado no livro homônimo publicado em 1988 por Thomas Harris, o filme é o segundo a apresentar o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra e assassino canibal em série. Antes teve o “Caçador de Assassinos”, de 1986, dirigido por Michael Mann. 
A personagem que transita nestas obras e retorna agora em “Clarice” é a jovem estagiária do FBI, Clarice Starling. Sua trajetória é marcada pela ajuda que ela pede ao prisioneiro Dr. Lecter, imortalizado pelo gênio de Anthony Hopkins, para prender outro serial killer, conhecido apenas como "Buffalo Bill". A série atual da Amazon Prime é cronologicamente ambientada entre “O Silêncio dos Inocentes” e “Hannibal, de 2001, e tenta aproximar todos os universos destas produções. Depois de desenvolver um estresse pós-traumático, a jovem agente tenta recompor seu emocional por meio de terapia. Não espere o brilhantismo da obra original, e nem atuações tão marcantes como as de Hopkins e Judy Foster. “Clarice” é uma série menor, parceria entre a CBS e a MGM, e gravada em Ontário, no Canadá. Por enquanto só se tem a garantia dos 13 episódios da primeira temporada. Quem vive a agente agora é a australiana Rebecca Breeds, de “Legacies” e “The Original”. Impossível não fazer relação direta com Jodie Foster. Incomparável mesmo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895