Stan Lee x 100

Stan Lee x 100

Marcos Santuario

Stan Lee, morto em 2018, completaria 100 anos em dezembro passado

publicidade

No final de dezembro do ano passado, um dos mais importantes nomes do universo da cultura pop, completaria 100 anos de idade. A data foi opacada por outros acontecimentos fortes: a morte de Pelé, e do Papa Bento XVI, entre outros eventos do final do ano. Se tratava de reverenciar do mago dos quadrinhos Stan Lee, que morreu em novembro de 2018, aos 95 anos de idade. Se não fosse por ele não teríamos em nosso imaginário as histórias de personagens inesquecíveis como Homem-Aranha, Thor, Pantera Negra, os X-Men, o Incrível Hulk, Homem de Ferro e mais. Lee foi editor-chefe da Marvel por três décadas e foi ali que lançou estes e outros super-heróis que seguem animando gerações de fãs. Reconhecido como apaixonado por suas criações e por sua personalidade extravagante, também teria sido por isso um dos principais salvadores da indústria dos quadrinhos. 

Para conhecer um pouco mais deste criador/personagem vale dar um melhor em “Invencível: A Ascensão e a Queda de Stan Lee”, obra escrita por Abraham Riesman, um dos maiores jornalistas culturais da atualidade. Em busca de traçar um retrato fiel do ser humano por trás do personagem, Riesman fez mais de 150 entrevistas e investigou milhares de páginas de arquivos particulares que foram liberados pela primeira vez na história.
Os personagens tão queridos pelo público são fruto da paixão pela arte e cultura de Lee, mas o caminho até a chefia da Marvel, que se estendeu por três décadas, não foi fácil, como conta Riesman na obra. A trajetória inteira do artista, que moldou o mundo pop como conhecemos hoje, é a potência maior de “Invencível”, que pode sim ser considerada uma biografia definitiva do icônico artista e empreendedor que redefiniu a cultura pop. Além da obra literária, homenagens ao criativo também ganham às telas. O Disney+ e a Marvel Studios vão lançar um documentário sobre a vida de Stan Lee, neste 2023. O título que terá diversas participações nos filmes da Marvel, onde o criador de vários super-heróis da Casa dos Quadrinhos. O criativo e potente Stan Lee começou na Marvel em 1939, como assistente, longe das funções criativas. Foram anos depois, durante 1950 e 1960, que houve grande renovação nos quadrinhos. Ele venceu e o mundo Marvel se expandiu do papel para as telas.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895