A um ano das eleições municipais de 2024

A um ano das eleições municipais de 2024

Disputa já mobiliza partidos, dirigentes e lideranças. Reportagem especial do Correio do Povo traça o cenário para o próximo ano

Taline Oppitz

publicidade

A um ano das eleições municipais, cujo primeiro turno ocorrerá em 6 de outubro de 2024, a disputa já mobiliza partidos, dirigentes e lideranças. Tradicionalmente o desempenho dos partidos e seus candidatos nas eleições municipais servem de termômetro para as disputas gerais que acontecem dois anos depois.

Em reportagem especial publicada no Correio do Povo, a jornalista Flavia Bemfica traçou radiografia do cenário e abordou com especialistas os temas prioritários que devem se impor nas corridas nos municípios. Como a minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara dos Deputados não avançou a tempo no Senado, as mudanças avalizadas por deputados federais não entrarão em vigência em 2024.

A eleição terá, no entanto, algumas novidades, como a diminuição no número de candidatos registrados e alterações na disputa pelas chamadas sobras. Será ainda a primeira disputa desde a criação das federações partidárias. A campanha e a ida às urnas no ano que vem devem ser marcadas ainda por maior interação pessoal, após a disputa de 2020 ter ocorrido em meio, e sob o temor, da pandemia da covid-19.

Temas nacionais, que ganham fôlego em função da forte e bélica polarização que segue marcando o cenário, terão espaço nas discussões municipais, assim como os programas relativos ao meio ambiente. Tradicionalmente deixadas de lado, no ano que vem, em função dos eventos climáticos cada vez mais severos, as propostas para a área receberão mais atenção da população e partidos e candidatos precisam estar preparados. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895