Agenda de Eduardo Leite com Lula é adiada

Agenda de Eduardo Leite com Lula é adiada

No encontro, governador iria propor ações emergenciais em conjunto de enfrentamento à estiagem

Taline Oppitz

Após o último anúncio de medidas do governo federal, Leite se encontrou com ministros em Hulha Negra

publicidade

*Atualizado às 21h30

O encontro do governador Eduardo Leite (PSDB) com o presidente Lula, que ocorreria nesta quarta-feira, às 18h, em Brasília, acabou adiado na noite desta terça-feira. O adiamento foi comunicado pela assessoria do Planalto. Uma nova data para a conversa será marcada.

Mesmo assim, Leite manterá agendas na Capital federal. Este seria o terceiro encontro entre o tucano e o petista desde as posses, mas o primeiro sem a presença de outros governadores. Até aqui, Leite já havia participado de encontros com os demais gestores e o presidente para tratar dos atos criminosos de invasões dos poderes e, em outra oportunidade, para debater as prioridades dos governos, como  as perdas com o ICMS.

Em Brasília, Leite deve manter contatos vinculados a pauta que trataria com Lula. A prioridade é a articulação por novas medidas por parte da União para fazer frente aos efeitos da seca para os produtores gaúchos. “O governo federal já fez um primeiro movimento, que consideramos um passo importante, mas entendemos que ainda é necessário avançar em sinalizações e ações concretas para os custos extraordinários que o Estado, os municípios e os produtores têm. São produtores que terão dificuldades para arcar com os seus compromissos em função da frustração das suas lavouras e que, portanto, precisam de prorrogação de financiamentos e até de anistia de algumas dívidas, em especial os agricultores familiares”, afirmou o governador antes do cancelamento da conversa com Lula.

Na última semana, uma comitiva de ministros esteve no Rio Grande do Sul para ver a situação de perto e anunciar medidas, entre elas, a liberação de R$ 430 milhões, divididos na liberação de recursos e linhas extraordinárias de crédito.

Hoje, em Brasília, o governador participa ainda de audiência com diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895