Anúncios do governo do RS para prioridades escancaram desafios

Anúncios do governo do RS para prioridades escancaram desafios

Medidas de combate à estiagem e de auxílio às escolas chegam tarde

Taline Oppitz

Governo anunciou medidas nesta sexta-feira

publicidade

Um dia após anunciar o plano de enfrentamento dos problemas em escolas gaúchas, que escancarou o desafio que o Executivo tem pela frente, o governador Eduardo Leite (PSDB) divulgou, nesta sexta-feira, programa para fazer frente aos desdobramentos dramáticos da estiagem, que já é uma praxe no Rio Grande do Sul. Leite estabeleceu a educação como a prioridade entre as prioridades para o segundo mandato – inédito – no comando do Palácio Piratini. Recentemente, ao ser questionado durante entrevista ao programa "Esfera Pública", da Rádio Guaíba, afirmou que outra área que receberia atenção especial seria, justamente, a de enfrentamento da estiagem.

No anúncio desta sexta-feira, o governo destacou que "as ações de curto, médio e longo prazo foram organizadas em uma estratégia que inclui medidas emergenciais de apoio e assistência aos produtores, medidas estruturantes e um sistema de monitoramento." Os movimentos ocorrem com atraso, às vésperas do início das aulas na rede pública estadual e quando mais de uma centena de municípios já declarou situação de emergência.

Justiça seja feita, porém, os problemas e deficiências nos dois setores são estruturais e antigos, e marcam o cenário há vários governos, de diversos partidos que passaram pelo Piratini, e que não conseguiram fazer frente aos desafios, que se acumularam e se agravaram, com medidas paliativas ou insuficientes que não estancaram os problemas e que nos trouxeram à situação atual.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895