As engrenagens da disputa ao Piratini em 2022

As engrenagens da disputa ao Piratini em 2022

Articulações deverão se intensificar ate março do próximo ano

Mauren Xavier (interina)

publicidade

Faltando dez meses para a disputa ao Palácio Piratini em 2022 o cenário ainda está aberto, e como mostra a reportagem da Flavia Bemfica, nomes não faltam. Porém, de certa maneira, todos eles fazem parte de uma grande engrenagem. Nenhum deles é uma peça solitária. A movimentação de um causa rotação ou potência no outro.

Exemplo dessa ligação é o MDB. O partido pretende definir o nome do seu pré-candidato ao Piratini em fevereiro, por meio de prévias. Três nomes despontam: Alceu Moreira, Gabriel Souza e José Paulo Cairoli. Além de perfis diferentes, representam movimentos diferentes dentro do mesmo partido, passando por um alinhamento maior ou menor com o atual governo, de Eduardo Leite. Esse que, por sua vez, após perder as prévias nacionais, diz estar fora do jogo. Mas é ilógico pensar que o atual comandante do Piratini não irá defender a sua gestão.

A questão é que a construção do seu sucessor passa exatamente pelas articulações com os demais partidos. E, nessa ponta da engrenagem quem é afetado é o PP, que faz parte do atual governo, mas que, ao mesmo tempo, tem como pré-candidato Luis Carlos Heinze, ligado ao presidente Jair Bolsonaro. E, falando em Bolsonaro, está Onyx Lorenzoni, que, apesar de ministro, vem traçando o campo para disputar o Piratini, porém, não pelo Dem, mas pelo PL.

E poderão ser as articulações nacionais que vão definir quais nomes poderão receber mais potência do lado esquerdo, mais especificamente em relação aos candidatos do PT e PSB e tão sonhada frente ampla. Como a política é dinâmica, é preciso ter cautela sobre essa fotografia do cenário eleitoral. 

Em tempo: A política também vive de fatores externos, que podem, perdoem o trocadilho, acabar com o jogo. Em 2021, a situação do Grêmio no campeonato brasileiro pode ter inviabilizado a candidatura de Romildo Bolzan Júnior (PDT), que em 2020 aparecia com certa representatividade, apesar de ele nunca ter assumido participar da disputa. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895