'Aviso' para todo o Estado só confirma os sinais de avanço da contaminação por Covid

'Aviso' para todo o Estado só confirma os sinais de avanço da contaminação por Covid

Apagão de dados, festas de final de ano e variante criaram cenário preocupante no início de 2022

Mauren Xavier (interina)

População aguarda atendimento em unidade de saúde de Porto Alegre

publicidade

O anúncio de que o Gabinete de Crise emitiu, nesta terça-feira, para todas as regiões do Estado um 'Aviso' em função do avanço da pandemia não chegou a surpreender. Os sinais já estavam presentes. Com o apagão de dados oficiais sobre casos de contágio de Covid-19, uma certa sensação de tranquilidade trazida pelo bom percentual vacinal, as festas de final de ano, praticamente sem restrições, e uma variante mais contagiosa - a Ômicron -, o resultado era previsto.

Nas unidades de saúde, a busca tem sido intensa por atendimento nos últimos dias, como ocorre em Porto Alegre, mas também em diversas praias do litoral Norte do Estado. Além disso, farmácias começaram a registrar falta de exames para a confirmação da Covid, mas também da Influenza. Ao mesmo tempo, o restante do mundo segue registrando recordes de novas contaminações.

Mesmo que a vacinação tenha se mostrado eficiente para conter um crescente de casos graves, a situação requer atenção. Após quase dois anos de pandemia, parece muito difícil projetar que medidas mais duras de restrições por parte do governo sejam adotadas novamente. Assim, se conta com o bom senso de cada um, para que redobre os cuidados, como o uso de máscara e evitar aglomerações, e aqueles que apresentem sintomas, façam o isolamento até ter a confirmação ou não do contágio. Enquanto isso, infelizmente, fica a sensação de Déjà vu

Em tempo: enquanto os casos sobem, a expectativa é de que nesta quarta-feira haja uma manifestação oficial por parte do Ministério da Saúde em relação à vacinação de crianças de cinco a 11 anos. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895