Câmara de Porto Alegre instala duas CPIs sobre educação

Câmara de Porto Alegre instala duas CPIs sobre educação

Pauta se tornou queda de braço no Legislativo municipal e grupos "governista" e de "oposição"

Taline Oppitz

Os vereadores Idenir Cecchim e Mari Pimentel irão presidir as comissões

publicidade

Serão instaladas nesta segunda-feira, pela manhã, na Câmara de Porto Alegre, as duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) destinadas a investigar supostas irregularidades em compras de materiais pela Secretaria Municipal de Educação. A CPI protocolada pelo líder do governo, Idenir Cecchim (MDB), será instalada em ato às 9h. A proposta pela vereadora Mari Pimentel (Novo), logo em seguida, às 10h. Ambas cerimônias ocorrerão no Plenário Otávio Rocha.

Durante as instalações, que serão abertas ao público, serão realizadas as votações para definir os presidentes, vices e relatores de cada comissão, assim como a organização dos trabalhos com agendamento das próximas reuniões. Cechim e Mari, como são os autores das propostas, comandarão os grupos. Quatro vereadores - Tanise Sabino (PTB), Moisés Barboza (PSDB), Cecchim (MDB) e Comandante Nádia (PP) - integram as duas comissões.

As instalações levam a Câmara à situação inédita, de ter duas CPIs para investigar um mesmo objeto. A queda de braço em torno da pauta é tão escancarada que as comissões já são chamadas como a da oposição e a governista.

Presidente da Casa, o vereador Hamilton Sossmeier (PTB) reconhece que o cenário não é o ideal e destaca que se posicionou, publicamente, contra o funcionamento de duas instâncias com o mesmo alvo de investigação. “Deixei clara minha posição, mas juridicamente não há empecilhos. Respeito os vereadores e cumpri a prerrogativa de determinar as instalações”, disse.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895